Cinema

Coimbra acolhe a 21ª Festa Mundial da Animação e Freeze Frame

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 26-10-2022

A Festa Mundial da Animação é celebrada nos próximos cinco dias em Coimbra, numa programação única e diferenciadora que une criadores e público em torno da arte do cinema de animação. Debates, seminário, masterclasses, exposições e sessões de cinema com entrega de prémios assinalam a efeméride, de 26 a 30 de outubro, na Casa das Artes Bissaya Barreto e na Casa do Cinema de Coimbra.

PUBLICIDADE

Realizada em Portugal desde 2002, a Festa Mundial da Animação (FMA) surge como um evento global que assinala o Dia Mundial da Animação (28 de outubro) e que é replicado, em simultâneo, em mais de 40 países. Em Portugal, tem passado por várias cidades, sendo a 21ª edição acolhida em Coimbra, na Casa das Artes Bissaya Barreto e na Casa do Cinema de Coimbra. 

Este ano, a programação é celebrada em conjunto com o Seminário Freeze Frame, organizado pela Taumotrópio/Monstra – Festival de Animação de Lisboa, um ciclo de conferências que conta com vários participantes nacionais e internacionais que irão refletir sobre a criação artística de filmes de animação.

PUBLICIDADE

publicidade

Nos dias 26 (quarta-feira) e 27 de outubro (quinta-feira), a Casa do Cinema de Coimbra recebe alguns dos mais destacados e premiados realizadores da atualidade, portugueses e internacionais, num intenso diálogo em que serão debatidos temas como a Expressividade, a Música, o Documentário ou as Novas Dimensões e Tecnologias. As realizadoras portuguesas Laura Gonçalves, Xá (Alexandra Ramires), Joana Imaginário, Regina Pessoa e Catarina Sobral, a artista visual polaca Joanna Kożuch, o realizador italiano Lorenzo Degl’Innocenti, o animador britânico Paul Bush, a cantora Manuela Azevedo e o programador Fernando Galrito são alguns dos intervenientes. Das 21h00 às 22h30 serão ainda exibidos filmes da autoria dos realizadores participantes.

De 28 a 30 de outubro, tem início a Festa Mundial da Animação, que apresentará sessões de cinema com filmes de destaque nacional e internacional, programas de cinema para as escolas do concelho e masterclasses. Destaque para a masterclass da manhã do dia 28 (sexta-feira), “Layout, cenários e onde eles vivem”, com o autor brasileiro Eduardo Damasceno, que supervisionou a arte final de cenários do filme de animação nomeado ao Óscar “Wolfwalkers”. A partir das 16h00, João Moreira, co-criador e voz de Bruno Aleixo, propõe-se a falar da criação da personagem, da sua evolução, da expansão do seu universo e de todo o processo criativo inerente ao seu desenvolvimento na masterclass “Escrita de argumento para humor”.

PUBLICIDADE

Para assinalar o Dia Mundial da Animação, Regina Machado, da direção da Casa da Animação, destacou a antestreia, às 21h30, do filme “Nayola”, primeira longa-metragem do realizador português José Miguel Ribeiro, que estará presente para a apresentação. 

Já no dia 29 de outubro (sábado), ao longo do dia, serão exibidos os filmes integrantes do Trickstar Nature Award e do Best Of International Competition do Festival Internacional de Animação de Estugarda. Irão ainda decorrer as masterclasses “Da boca de cena à animação – O meu percurso/ O papel do animador”, com Rita Sampaio e “Animação de personagens para longa-metragem”, com o animador Thiago Calçado. No final do dia, serão conhecidos os vencedores do Prémio Nacional da Animação 2022 durante a Cerimónia de Encerramento e Entrega de Prémios.

O último dia (30 de outubro, domingo) é um dia dedicado às famílias (mas de acesso a todo o público), com a exibição de dois filmes à tarde: o multipremiado “Wolfwalkers” e o “Best of Tricks for Kids”.

O programa conta ainda com as exposições “Prémio Nacional da Animação 2022”, uma exposição dos filmes finalistas nomeados nas três categorias competitivas do Prémio Nacional da Animação 2022 e “Freeze Frame”, uma exposição coletiva composta por frames de um álbum que reúne vinte dos mais importantes realizadores de animação de vários países. Com inauguração no dia 26 de outubro (quarta-feira), às 18h00, realiza-se uma visita guiada a “Freeze Frame” no dia 29 (sábado), às 17h45. As exposições estarão patentes de 26 a 29 de outubro, na Casa das Artes Bissaya Barreto, das 10h00 às 19h00, com entrada livre.

A Câmara Municipal de Coimbra apoia ambas as iniciativas, que contam também com a parceria de agentes e estruturas culturais locais, como o Festival Caminhos do Cinema Português, a Casa das Artes Bissaya Barreto, a Casa do Cinema de Coimbra, o Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra e o Cineclube Fika K.

A programação e todas as informações estão disponíveis aqui.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE