Coimbra

Coimbra a bordo do primeiro veículo espacial reutilizável europeu (se não houver azar)

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 06-02-2024

O arquipélago dos Açores, para onde está prevista a construção de uma base espacial para lançamento de pequenos satélites, na ilha de Santa Maria, mas que tem conhecido vários reveses, é apontado pela Agência Espacial Europeia (ESA) como uma das localizações adequadas para a aterragem do Space Rider, um veículo reutilizável de transporte de carga que permite fazer experiências na órbita terrestre baixa durante dois meses, como testar tecnologias de observação da Terra, de exploração robótica e telecomunicações.

PUBLICIDADE

A Agência Espacial Portuguesa referiu que a ESA deverá decidir entre abril e junho deste ano o local de aterragem dos primeiros voos do Space Rider, ainda em fase de testes e validação, salientando que Santa Maria “continua a ser uma das melhores possibilidades, mesmo para o voo inaugural”.

O voo inaugural do Space Rider, o primeiro veículo espacial reutilizável europeu, será lançado da base da ESA em Kourou, na Guiana Francesa.

PUBLICIDADE

O lançamento esteve previsto para 2024, mas foi adiado para o terceiro trimestre de 2025, de acordo com a nova estimativa do prazo divulgada na segunda-feira pela Agência Espacial Portuguesa.

A bordo do voo inaugural irá uma experiência científica liderada pelo polo de Coimbra do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) que permitirá, nomeadamente, registar as emissões de raios gama.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE