Coimbra

Coimbra 32

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 17-06-2014

 Quase todo o país apresenta hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUBLICIDADE

Segundo o IPMA, as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada apresentam hoje níveis muito altos de exposição à radiação UV.

O IPMA colocou ainda Évora em níveis altos de exposição à radiação UV.

PUBLICIDADE

publicidade

Por isso, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e a evitar a exposição das crianças ao sol, lembrando que a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

PUBLICIDADE

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muita nebulosidade até meio da manhã no litoral a sul do Cabo Carvoeiro, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte nas terras altas até meio da manhã e rodando para o quadrante oeste durante a tarde no litoral, assim como uma descida de temperatura nas regiões do litoral centro.

No sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado até ao final da manhã no litoral, com possibilidade de ocorrência de chuvisco, durante a tarde, aumento de nebulosidade nas regiões do interior, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e de trovoada.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, neblina ou nevoeiro matinal e descida de temperatura no litoral a norte do cabo Espichel.

O IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento noroeste moderado, tornando-se bonançoso durante a tarde.

Para a Madeira a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, com abertas nas vertentes sul da ilha, aguaceiros fracos nas vertentes norte e vento moderado de noroeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 26 graus Celsius, Évora 33, Beja, Coimbra e Leiria 32, Castelo Branco e Braga 31, Porto e Portalegre 30, Guarda 24, Viana do Castelo 29, Bragança 27, Faro 24, Funchal 23, Ponta Delgada 22 e Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 22.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE