Coimbra

Principezinho da Integrar quer identificar e sinalizar possíveis casos de abuso e violência

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 07-06-2023

A Associação Integrar, através do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, apresentou publicamente, esta quarta-feira, 7 de junho, o Projeto Principezinho no Centro Escolar Solum Sul, em Coimbra.

PUBLICIDADE

O projeto visa “a prevenção dos maus-tratos e negligência infantil intervindo junto das crianças e dos professores, promovendo o  desenvolvimento emocional, estimulando o respeito pelo outro – enquanto ser humano, mas também enquanto ser vivo – integrando a educação pessoal e social”, disse o presidente da instituição.

Os 24 alunos do 3.º C desta escola interagiram com a coelha Luz – a mascote da iniciativa –  com o objetivo de “identificar e sinalizar possíveis casos de abuso e violência, através dos sinais que as crianças manifestam e das emoções trabalhadas ao longo das quatro sessões que o projeto contempla”, sublinha Jorge Alves.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa agora lançada neste estabelecimento de ensino “irá no início do próximo ano letivo  percorrer as escolas do primeiro ciclo  do concelho de Coimbra”, referiu o responsável, adiantando que se trata de “um projeto inovador, que foi construído na instituição, levou algumas melhorias, foi alargado e está a ser relançado”.

O programa contempla quatro sessões, que terão a presença da coelha Luz, dinamizadas em contexto de sala de aula com a colaboração dos professores e no final de cada sessão as crianças são estimuladas a desenhar e a escrever poemas e histórias.

PUBLICIDADE

Sensibilizar, alertar, refletir, consciencializar e promover são objetivos desta iniciativa apresentada pela Associação Integrar.

Refira-se que esta instituição, sediada em Coimbra, tem como principal objetivo o desenvolvimento de ações de solidariedade social, na lógica da igualdade de oportunidades, da emancipação e integração das populações desfavorecidas e da justiça social e igualdade entre os indivíduos. Promove e dinamiza atividades de proteção à Infância e Juventude, Família, Comunidade, População Ativa, Idosos, Deficientes e Populações Desfavorecidas, cooperando com organismos oficiais e particulares.

Veja os vídeos:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE