Região

“Código Jun10r” leva novas tecnologias de informação a 400 alunos de Cantanhede

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 07-04-2022

O projeto-piloto Código Jun10r, que visa integrar, numa ótica interdisciplinar, as novas tecnologias de informação no currículo dos alunos do 1.º ciclo, vai chegar, no presente ano letivo, a cerca de 400 alunos do concelho de Cantanhede.

PUBLICIDADE

“O Código Jun10r estimula a aquisição de competências específicas na área das novas tecnologias, numa lógica de equilíbrio entre o conhecimento, a criatividade e o sentido crítico. Os jovens da era digital precisam de aprender as competências do século XXI e este projeto assume-se como mais uma via de acesso à literacia digital”, destacou o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e responsável pelo pelouro da Educação, Pedro Cardoso.

A apresentação pública do projeto-piloto Código Jun10r, do Município de Cantanhede e da Comunidade Intermunicipal (CIM)da Região de Coimbra, decorreu durante o dia de hoje, no salão nobre da autarquia de Cantanhede.

PUBLICIDADE

De acordo com o autarca, este projeto-piloto constitui uma “grande oportunidade de usar a tecnologia para explorar a criatividade e melhorar o desempenho escolar das crianças”.

“Quando a criança desenvolve um pensamento lógico e utiliza as ferramentas certas para resolver problemas, ela consegue repetir o processo e aplicá-lo em qualquer disciplina”, sustentou.

PUBLICIDADE

publicidade

Já o vice-presidente da CIM da Região de Coimbra, Raul Almeida, evidenciou o caráter inovador do Código Jun10r, que vai ao encontro dos desafios que as escolas atualmente enfrentam.

“Trata-se de um projeto importante nas áreas da inovação e tecnologias, fundamentais no futuro das nossas crianças e jovens”, apontou.

O secretário executivo da CIM da Região de Coimbra, Jorge Brito, frisou “a atitude progressista e inovadora” do Código Jun10r, que acredita que permitirá aos jovens assimilarem “um conjunto de ‘skills’ fundamentais para o futuro”.

“É importante tornar as aprendizagens cada vez mais significativas e contextualizadas, desafiando os alunos a desenvolverem competências multidisciplinares, reforçando a confiança nas suas capacidades. O ‘focus’ na programação é relevante, mas mais importante é centrar o processo nas ideias, na criatividade, na colaboração e na resolução de problemas, assumindo uma perspetiva pedagógica motivadora”, justificou.

Criado no âmbito do Realiza.te, programa cofinanciado da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra que estimula a criação de ambientes inovadores de educação, o Código Jun10r chega a 400 crianças das escolas do 1.º ciclo dos Agrupamentos de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede e Gândara-Mar, Tocha.

As sessões de programação, oito por turma, são dinamizadas por monitores que frequentaram a Escola Técnico-Profissional de Cantanhede.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE