Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

CMC transfere 1,6 M€ para os SMTUC

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 13-02-2016

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá analisar e votar, na reunião da próxima segunda-feira, a atribuição de um subsídio de 1.605.397,19 euros aos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

PUBLICIDADE

SMTUC

O montante destina-se a compensar o custo social dos transportes no mês de abril (635.897,19 euros), a que acresce uma antecipação, de 200.000 euros, referente ao mês de maio. A estas duas parcelas somam-se 769.500 euros para a aquisição de cinco autocarros novos.

PUBLICIDADE

publicidade

No caso dos SMTUC, o custo social dos transportes é inteiramente suportado pela CMC, ao contrário do que sucede com sociedades congéneres, como a Carris (Lisboa) e a STCP (Porto), que recebem “indemnizações compensatórias” do Estado central para esse fim. O custo social dos transportes é a diferença entre o que custa efetivamente o transporte e o valor (inferior a esse custo efetivo) que é pago pelos utentes quando adquirem senhas ou passes mensais, sendo que o tarifário dos SMTUC não tem sofrido alterações nos últimos anos.

Além dos subsídios à exploração, cuja previsão para a totalidade de 2016 ronda os 7,7 milhões de euros, a CMC financia o custo social dos transportes através da receita dos estacionamentos que, em 2015, registou 914.037,36 euros.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com