Coimbra

Cláudia transforma Coimbra num verdadeiro dilúvio

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 11-11-2025

Portugal continental vai enfrentar um agravamento do estado do tempo nos próximos dias devido à depressão Cláudia, centrada no Atlântico Norte, que promete trazer chuva, vento forte e agitação marítima. O período mais crítico está previsto entre os dias 12 e 14 de novembro.

Segundo os meteorologistas, Cláudia desloca-se lentamente em direção à Península Ibérica, mantendo-se numa vasta região depressionária complexa. As massas de ar tropicais associadas à depressão formam superfícies frontais instáveis, carregadas de vapor de água, que só avançarão de forma significativa quando um anticiclone sobre o interior da Europa enfraquecer – cenário esperado a partir da tarde do dia 12.

“Prevê-se precipitação persistente e por vezes forte, acompanhada de trovoadas, vento intenso com rajadas e agitação marítima forte, incluindo na costa sul do Algarve”, alertam os serviços meteorológicos.

PUBLICIDADE

O alerta serve para que a população se prepare para estes dias em que Cláudia vai literalmente “molhar a sopa”, espalhar ventos e lembrar que o inverno está a bater à porta, com atenção redobrada nas zonas costeiras e nos rios.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE