Coimbra

Clara Rocha reedita Fotobiografia de seu pai Miguel Torga

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 14-11-2018

Acaba de ser lançada a reedição da “Fotobiografia de Miguel Torga”, da autoria de Clara Rocha, filha do escritor, professora universitária e ensaísta premiada.

PUBLICIDADE

A primeira edição da obra foi lançada no ano 2000, mas depressa esgotou, desde há muito se esperando a sua reedição. E foi isso que agora sucedeu, quase duas décadas depois.

PUBLICIDADE

publicidade

Com prefácio de Manuel Alegre, esta Fotobiografia está organizada cronologicamente, reunindo cerca de uma centena de fotografias do escritor.

Para além disso, reproduz muitos documentos, desde correspondência (enviada e recebida) a manuscritos de poemas e contos, páginas do dossier da PIDED sobre Torga (que, recorde-se, foi preso político), o seu passaporte de quando emigrou para o Brasil, com apenas 13 anos. Inclui ainda imagens de muitos dos lugares que Torga mais apreciava, para além de muitos textos da autoria de Torga, alguns dos quais autobiográficos.

PUBLICIDADE

A obra encerra com uma série de depoimentos sobre o escritor, de Almeida Santos, António Arnaut, Claire Cayron (uma das tradutoras da obra de Torga), Jorge Amado e Mário Soares – para além de uma carta de Sophia de Mello Breyner.

De registar ainda a bibliografia inserida no livro, que foi actualizada para esta reedição.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE