Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empresas

Citroën Vodafone com José Pedro Fontes e Inês Fontes no Rally de Portugal

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-05-2022

A dupla do Citroën Vodafone Team apresenta-se no Vodafone Rally de Portugal com dois objetivos distintos: por um lado discutir os lugares de topo da jornada pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis 2022; por outro, lutar pelo sempre apetecível lugar de “Melhor Equipa Portuguesa” naquele que é o rali nacional de maior prestígio, pontuável para o WRC.

PUBLICIDADE

Em termos de estrutura do CPR, José Pedro Fontes e a sua navegadora Inês Ponte têm pela frente um percurso total de 589,02 quilómetros, integrando 9 Especiais que, no seu conjunto, traduzem 124,73 quilómetros cronometrados. Esta secção corre-se entre quinta e sexta-feira, representando a quarta prova do Nacional de Ralis 2022.

Depois, a dupla do Citroën C3 Rally2 com as cores da Citroën e da Vodafone, patrocinador principal do rali, irão continuar em prova, lutando pelos melhores tempos com o restante plantel internacional da categoria Rally2, ao longo das etapas de sábado e domingo. No total, a dupla lusa pretende cumprir a totalidade de um percurso de 1.522,89 quilómetros, com 21 Especiais e 338,34 quilómetros cronometrados.

Por muitos, tida como a “Festa dos Ralis” por excelência no nosso país, atraindo uma moldura humana fora do comum, o Vodafone Rally de Portugal é, por isso, diferente dos demais ralis nacionais, quanto mais não seja pelo facto de ser uma jornada do calendário do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC). Tal dá-lhe um cunho especial face a outros eventos, igualmente importantes, que se realizam no nosso país, seja na vertente Continental ou nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira e que, à sua dimensão, merecem também destaque pelo trabalho das respetivas organizações.

Mas não só, pois o Vodafone Rally de Portugal partilha com o Citroën Vodafone Team o seu patrocinador principal, tendo, assim, uma importância acrescida, quer em termos de visibilidade, como de resultados, que por inerência da sua atual estrutura poderão ser obtidos em duas vertentes: a do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), aproveitando os dois primeiros dias, e como um todo, lutando-se pela sempre apetecível posição de “Melhor Equipa Portuguesa”.

São, por isso, estes os dois principais objetivos da dupla José Pedro Fontes e Inês Fontes que, uma vez mais, apostam na fiabilidade e robustez do C3 Rally2 para os atingirem: “É, de facto e antes de mais, a festa dos ralis por excelência, por toda a áurea que envolve o Vodafone Rally de Portugal, prova com a qual temos uma responsabilidade adicional, pelo facto de a nossa equipa Citroën Vodafone Team defender as mesmas cores do patrocinador”, refere o piloto do Porto.

PUBLICIDADE

Fruto das suas características – é um rali longo, de quatro dias, três dos quais bastante exigentes em termos de condução – temos, por isso, que adotar um ritmo que, por um lado nos permita, ir ao encontro dos objetivos que definimos para a presente época, de conquista dos títulos de Pilotos e Navegadores do CPR, por outro alcançar um resultado de relevo no final do rali, como um todo. Há, assim, que fazer essa gestão, lutando pelos pontos do CPR nos icónicos troços de sexta-feira, de que gosto particularmente, nomeadamente os das regiões de Arganil e de Mortágua, progredindo, depois, para outras das catedrais dos ralis nacionais, tais como Vieira do Minho, Amarante ou Fafe, sem diminuir a importância das restantes especiais”.

Há ainda que gerir o ímpeto nos troços-espetáculo desta edição da nossa prova máxima de estrada, três no total: “Claro que gostaríamos de proporcionar o maior espetáculo nas superespeciais, mas muitas vezes isso tem um custo associado que pode deitar por terra todo um trabalho de preparação de vários meses”, recorda José Pedro Fontes. “Coimbra e Porto têm características mais citadinas, com o que tal acarreta; já Lousada é num circuito fechado, já bem conhecido mas, ainda assim, com as suas ratoeiras. Sem elevar demasiado a fasquia, vamos abordá-las com o máximo de cuidado, atacando onde pudermos e refreando-nos nos locais mais problemáticos, para que no domingo possamos subir ao pódio final do rali e, quem sabe, nessa tal posição de Melhores Portugueses. Era um prémio bem merecido para toda a equipa, pelo qual vamos lutar”.

Quarta prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e, também, para o Mundial de Ralis (WRC), o Vodafone Rally de Portugal vai para a estrada esta noite e até ao início da tarde de domingo (19 a 22 de maio), naquele que será o quarto e último rali de terra da época, ficando por correr o mesmo número de provas em asfalto, piso onde o C3 Rally2 terá uma palavra substancial a dizer.

Em termos de preparação, o nosso C3 Rally2 tem contado com as mais recentes afinações, de entre o conjunto de ‘set-ups’ que a Citroën Racing tem disponível para os seus clientes, e que nos permitiu lutar pelos melhores lugares do CPR, nos três ralis já realizados. É certo que, por razões diversas, os resultados ficaram um pouco aquém do que esperávamos, algo que vamos tentar inverter não só agora no Vodafone Rally de Portugal, como na segunda parte do campeonato, composta por quatro jornadas em asfalto. Sabemos que contamos com um produto fiável e muito competitivo, pelo que até final do ano iremos, decerto, poder elevar bem alto as cores não só da Citroën e da Vodafone, como dos nossos demais apoiantes, ExpressGlass, Pirelli e Quartz”, acrescenta Fontes.

Somadas as pontuações dos três primeiros ralis do presente ano, José Pedro Fontes e Inês Ponte ocupam as quartas posições no CPR 2022, nos rankings dos Pilotos e Navegadores, estando ambos a 14 pontos do lugar mais baixo do pódio provisório e a 32 da dupla que os lídera, distâncias ainda perfeitamente recuperáveis.

Acrescente-se que o Citroën C3 Rally2 do Citroën Vodafone Team contará com o Nº 46 nas portas e será o 36º carro na estrada, de uma lista de inscritos que contempla uma centena de viaturas.

Para além do envolvimento direto da Citroën e da Vodafone, como patrocinador principal, mantêm-se como parceiros deste projeto de ralis as marcas ExpressGlass, Pirelli e Quartz. Em termos de preparação, o C3 Rally2 conta com o know-how especializado dos técnicos da Sports & You.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com