Conecte-se connosco

Coimbra

Cirurgiões de Coimbra realizam pela primeira vez em Portugal intervenção que permite a doentes com cataratas dispensarem os óculos em quase todas as situações

Publicado

em

Uma equipa de cirurgiões da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra tem alcançado resultados muito promissores com a aplicação de uma nova lente intraocular para a correção da presbiopia – ou dificuldade de ver ao perto – em doentes com cataratas ou com cristalino transparente, desde que reúnam as condições técnicas necessárias.

Esta clínica de oftalmologia em Coimbra aplicou, pela primeira vez em Portugal, a técnica em mais de 20 pacientes, com sucesso e resultando em grandes melhorias para a sua visão. A intervenção pioneira torna desnecessário o uso de óculos na maioria das situações e sem queixas de diminuição da qualidade de visão à noite.

A nova lente intraocular, designada de AcrySof IQ Vivity, foi desenvolvida pela Alcon, empresa líder em saúde visual, e destina-se a corrigir a presbiopia associada às cataratas. Graças ao seu design inovador de não difração, consegue fornecer uma gama completa de visão, reduzindo assim a dependência dos óculos.

As cataratas são a patologia ocular mais comum relacionada com a idade e a principal causa de cegueira evitável, sendo a cirurgia da catarata um procedimento cirúrgico corrente. As cataratas têm como uma das consequências a diminuição da visão, em particular em pessoas com mais de 60 anos, com evidentes impactos na sua qualidade de vida. Os doentes que são tratados com esta técnica inovadora realçam o facto de a lente Vivity oferecer, simultaneamente, uma visão à distância e intermédia de alta qualidade e uma boa visão funcional ao perto, com pouco desconforto visual.

O Professor Doutor Joaquim Murta, líder da equipa clínica da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, destaca o avanço que esta lente significa para a qualidade de vida dos doentes. “Os resultados têm sido extraordinários. Os doentes que tratámos com esta técnica referem que conseguem alcançar uma excelente visão de longe e de média distância e uma grande independência na visão de perto, possibilitando a dispensa dos óculos em praticamente todas as suas atividades. Ao mesmo tempo, referem a ausência de halos e de outras perturbações visuais, mesmo em ambientes com muito pouca luminosidade. Comporta-se como uma lente monofocal mas funciona como uma lente multifocal. Este é, efetivamente, um grande avanço no tratamento da presbiopia associada às cataratas”, sublinha.

“Vamos iniciar, ainda este mês, um estudo comparativo detalhado entre diversos tipos de lentes intraoculares para correção da presbiopia. Temos a convicção de que esta nova lente Vivity poderá vir a ser, em breve, a primeira escolha na grande maioria dos doentes sujeitos a cirurgia de catarata”, acrescenta o Professor Joaquim Murta.

A UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra surgiu em Coimbra, em 2013, e assumiu-se desde a primeira hora como pioneira na aplicação de técnicas e tratamentos inovadores a nível mundial, tornando-se uma referência internacional nas diversas áreas de Oftalmologia e sendo procurada por doentes oriundos de todo o mundo.

Liderada por Joaquim Murta, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e diretor do serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra funciona de forma autónoma no Hospital da Luz de Coimbra.

O corpo clínico da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra integra ainda 16 oftalmologistas e dois anestesistas, numa equipa multidisciplinar de prestígio nacional e internacional. A equipa é composta por Andreia Rosa, Dalila Coelho, Fausto Carvalheira, Filipa Ponces, Guilherme Castela, Isaura Regadas, Jorge Henriques, João Gil, João Pedro Marques, João Figueira, Maria João Quadrado, Maria Luz Cachulo, Miguel Raimundo, Pedro Fonseca e Rufino Silva, a grande maioria doutorados, em programa de doutoramento na Universidade de Coimbra, responsáveis de inúmeros projetos de investigação nacionais ou internacionais ou em importantes áreas assistenciais e com publicações científicas e intervenções nas principais revistas e congressos da especialidade

As áreas de especialização da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra são: Cirurgia de catarata e do segmento anterior do globo ocular; Cirurgia estética e rejuvenescimento oculofacial; Cirurgia oculoplástica das pálpebras, órbita e vias lacrimais; Cirurgia de rejuvenescimento facial; Cirurgia refrativa; Contactologia; Córnea e superfície ocular; Retina e vítreo (médica e cirúrgica); Distrofias hereditárias da retina; Estrabismo e oftalmologia pediátrica; Glaucoma; Inflamação ocular e tumores oculares; Neuroftalmologia; Oftalmologia geral; e Ensaios clínicos.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com