Círculo de Artes Plásticas comemora em festa 1.000.055 anos da Arte

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 12-01-2018

O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra volta a comemorar os 1.000.055 anos da Arte, com um programa que reúne momentos da sua história de 60 anos ao finalizar da sua iniciativa mais recente.

PUBLICIDADE

capc

O Círculo de Artes Plásticas da Universidade de Coimbra (CAPC) vai promover um conjunto de iniciativas no próximo dia 17 de janeiro, quarta-feira, relacionadas com a sua atividade mais recente, a Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, e com a continuação da comemoração da data designada como Aniversário da Arte – que, desde 1974, assinala com “uma FESTA, sem arte (convencional), mas que seja ela própria uma verdadeira afirmação de identidade possível e necessária entre a Arte e a Vida”. O programa começa às 16h30 e prolonga-se até ao fim da noite. 

PUBLICIDADE

A 2.ª edição do Anozero, que decorreu entre 11 de novembro e 30 de dezembro, deu origem a um livro onde está registado todo o espaço expositivo onde decorreu, bem como as imagens das várias peças criadas propositadamente para esses locais ou selecionadas a partir de obras pre-existentes e notas biográficas de todos os artistas participantes.

Trata-se de uma edição que serve de memória de uma iniciativa que foi indicada como uma das grandes exposições de 2017 e que compromete todos os organizadores a prosseguir com uma iniciativa avaliada na cerimónia de abertura, pelo Ministério da Cultura, como “indispensável para o tecido artístico e cultural” do país.

PUBLICIDADE

publicidade

Inicialmente prevista para dezembro, a performance Levantar o Mundo, de Gustavo Sumpta vai decorrer na Igreja do Convento de São Francisco, a partir das 19 horas. Trata-se de uma ação que envolve elementos de massa, volume e peso fortemente contrastantes, encenando situações de equilíbrio paradoxais e presentificando, mais uma vez, os contrastes e tensões que constituem a sua forma de ver o mundo. A entrada é livre.

Durante esta perfomance, é lançado o catálogo da bienal, uma edição da Imprensa da Universidade de Coimbra, com textos dos promotores da iniciativa (Manuel Machado – CMC, João Gabriel Silva -UC e Carlos Antunes – CAPC), dos curadores (Delfim Sardo e Luiza Teixeira de Freitas) e ensaios de Jacinto Lageira, João Maria André, Sara Chiara e Vasco Santos. As fotografias são de Jorge das Neves e Vitor Garcia, o design gráfico é de Joana Monteiro.

Também no âmbito do Anozero, e ainda antes deste lançamento, uma outra obra, que liga as duas edições da bienal, é apresentada pelas 16h30, nas instalações do CAPC Sereia.

Trata-se de «Pentimento», de Pedro Vaz, que deu nome à instalação com que este artista participou na primeira edição da bienal e que agora, numa publicação reflete e regista sobre a forma como evoluíu a obra, com textos de Carla Alexandra Gonçalves, Elisabete Marques, Isabella Lenzi, João Queiroz, João Silvério, Lourenço Egreja, Maribel Mendes Sobreira, Paula Januário, Pedro Vaz e Sérgio Fazenda Rodrigues. As fotografias de «Pentimento» são de Jorge das Neves e Pedro Vaz, o design gráfico é de João Bicker.

 

Mais tarde, a partir das 22 horas, no CAPC Sede, na Rua Castro Matoso, decorrerá a festa do Aniversário da Arte, com a participação de Andresa Soares, Bruno Humberto, Filipa Brito, João Ferro Martins, Gonçalo Alegria e Vítor Reis. A entrada é livre

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE