Região

Cineteatro Messias na Mealhada junta-se à rede de teatros portugueses

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 05-03-2024

O Cineteatro Messias, na Mealhada, passou a estar integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), que passa assim a ter 96 equipamentos, anunciou hoje a DGArtes.

PUBLICIDADE

“De norte a sul do país, passam a ser 96 teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais a trabalhar em rede em prol de uma oferta cultural de qualidade e diversificada. Estes novos equipamentos terão também a possibilidade de se candidatar ao próximo concurso de apoio à programação da RTCP, cuja abertura se prevê para 2025”, refere a Direção-Geral das Artes, num comunicado hoje divulgado.

A RTCP foi criada para combater assimetrias regionais e fomentar a “coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal”, e assenta “na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes”, lê-se no ‘site’ da DGArtes.

PUBLICIDADE

A credenciação de equipamentos culturais na RTCP está aberta em regime de permanência e sem interrupções.

Compõem a RTCP auditórios municipais, casas de cultura, teatros e cineteatros, centros culturais e centros de artes, 38 dos quais apoiados para programação entre 2022 e 2025 e 18 no quadriénio 2024-2027.

PUBLICIDADE

publicidade

Além do Cineteatro Messias, na Mealhada, e do Auditório João David Marques Pinheiro (no Ateneu Artístico Vilafranquense), em Vila Franca de Xira, o Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, o Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, o Coliseu do Porto, o Teatro das Figuras, em Faro, o Teatro Municipal de Ourém e o Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, são alguns dos equipamentos que também fazem parte desta rede.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE