Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cinema

Cinemalogia 3 – O Regresso

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 10-02-2014

Sem TítuloO Cinemalogia — Da Ideia ao Filme regressa em Fevereiro com a formação que lhe permite conhecer todo o processo de criação de uma obra cinematográfica. No retorno do Curso serão abordadas as ferramentas necessárias para uma compreensão teórico-prática aprofundada de uma obra cinematográfica.

PUBLICIDADE

No dia 15 de fevereiro, Mário Patrocínio, realizador de “Complexo: Universo Paralelo”, será o formador do módulo “Cinema Documental – Abordagens”, desde como encontrar uma boa história, processo de pesquisa, tratamento para o documentário, definição da linguagem estética e de montagem, a escolha de personagens, processo da captação de imagens e som, à definição de uma visão e o caminho para a concretização do documentário.

Tiago R. Santos, jornalista, iniciou o seu trabalho de  argumentista em 2007 com “Call Girl”. Escreveu “A Bela e o Paparazzo”, trabalhou em séries como “Liberdade 21” e “Conta-me como Foi” e está a colaborar em “Filhos do Rock”, um novo projecto para a RTP. Actualmente, é também crítico de cinema para o suplemento Tentações, da Revista Sábado. No dia 16 de Fevereiro, Tiago R. Santos será o formador do módulo “Introdução à Critica de Cinema” que pretende ajudar todos os estudiosos de cinema a obterem as ferramentas necessárias para uma análise mais aprofundada e honesta das longas-metragens, traduzindo-se essas competências para a escrita de um texto crítico jornalístico.

PUBLICIDADE

publicidade

Nos dias 22 e 23 de FevereiroAntónio Costa ValenteDocente no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Co-realizador da primeira longa metragem de animação portuguesa “Até ao Tecto do Mundo”, e um dos fundadores do Cine-Clube de Avanca, onde realizou mais de meia centenas de filmes, entre séries, curtas e longas metragens, irá leccionar o módulo “pré-produção”.  A ideia primordial deste módulo consiste em colocar os formandos em contacto uns com os outros para obtenção de dúvidas e, posterior resolução de problemas habituais na preparação de um filme, através de um caso teórico. Numa segunda, fase apreende-se as definições técnicas que estão na base de uma preparação audiovisual de cinema, televisão, vídeo ou publicidade.

Na conclusão deste módulo, os formandos irão por em prática os seus conhecimentos aplicando-os aos argumentos produzidos ao longo do curso.

PUBLICIDADE

A Rodagem Cinematográfica será levada a cabo até 16 de Abril, onde os formandos irão produzir uma curta-metragem com base no argumento escrito nos módulos coordenados por Vicente Alves do Ó. Os módulos de Rodagem são:

— Direcção de Arte com João C. Torres
— Direcção de Som 1 – Introdução  com Pedro Adamastor
— Direcção de Fotografia 1 com Vasco Viana
— Direcção de Actores com Manuel Pureza
— Realização 1 – Planeamento e Meios de Produção
— Realização 2 – Rodagem

A formação em Pós-Produção Cinematográfica, onde se concluirá a curta-metragem produzida ao longo da rodagem, será abordada nos módulos de:

— Montagem – Teoria com Pedro Filipe Marques
— Edição de Som & Imagem com João Braz
— Direcção de Fotografia 2  – Pós-Produção com Telmo Martins
— Design de Títulos com Filipe Mesquita
— Direcção de Som 2 – Composição Musical com Pedro Janela
— Direcção de Som 3 – Misturas Finais com Branko Neskov,C.A.S.

A promoção e comercialização de uma obra cinematográfica são essenciais para o sucesso de qualquer filme. Estes temas serão debatidos nos módulos de:

— Promoção e Comercialização com Alexandre Cebrian Valente
— Projecção Cinematográfica com João Silva.

Press Kit Projecto Cinemalogia em:  http://bit.ly/1cXNs0P

Fotografias formadores Cinemalogia em: http://bit.ly/1jkSThO

Posters do Evento: http://bit.ly/1llmNjr

http://bit.ly/1josrTW

Eventos no Facebook: http://on.fb.me/1eGP5ox

Informações adicionais e inscrições em: www.caminhos.info 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com