Região
Cinema fora de portas exibe obra rara de Antonio Skármeta em Quiaios

Imagem: Caminhos do cinema português
No dia 17 de agosto, às 21:30, o Parque de Merendas da Praia de Quiaios transforma-se numa sala de cinema ao ar livre para a exibição gratuita de «Ardente Paciência» (1983), do realizador e escritor chileno Antonio Skármeta.
Esta sessão da iniciativa Cinema Fora de Portas nasce de um desafio lançado pela revista Coimbra Coolectiva à Junta de Freguesia de Quiaios e à Casa do Cinema de Coimbra, que convidam o cineasta Miguel Cardoso, a diretora de arte Nené Paraíso e a jornalista Vilma Reis para o evento.
PUBLICIDADE
Nunca exibido comercialmente em Portugal, «Ardente Paciência» dá origem à história que conquistaria o mundo com o título «O Carteiro de Pablo Neruda». Na obra, um humilde carteiro em Isla Negra, no Chile, estabelece amizade com o poeta Pablo Neruda e pede-lhe ajuda para escrever versos à mulher dos seus sonhos. Enquanto a relação floresce e leva ao casamento, o país enfrenta uma turbulência política que traz separação, doença e repressão para a vida dos dois amigos.
Para a comunidade de Quiaios, a projeção tem um significado especial e representa um regresso ao passado: a longa-metragem foi rodada no local, bem como em Buarcos e na Praia da Tocha. Os residentes participaram ativamente na produção, mas, até agora, ainda não tiveram oportunidade de ver o resultado. Neste contexto, a Casa do Cinema de Coimbra junta-se à Coimbra Coolectiva — que prepara uma reportagem sobre a produção desta obra — para promover este reencontro cinematográfico, num momento partilhado entre história, memória e cinema.
A sessão conta com a presença do cineasta Miguel Cardoso, sócio fundador da Prole Filme — Sociedade Cooperativa de Produção Cinematográfica, e da diretora de arte Nené Paraíso, que detalham os bastidores das filmagens ao público em conversa moderada pela jornalista Vilma Reis.
Até 26 de setembro, o Cinema Fora de Portas regressa a Coimbra com uma nova temporada de sessões gratuitas ao ar livre. A 5.ª edição da iniciativa promovida pelos Caminhos do Cinema Português e pela Casa do Cinema de Coimbra leva mais de dez filmes a vários pontos do concelho. Todas as projeções têm início às 21h30 e entrada livre (programação completa disponível aqui). A lotação é ocupada por ordem de chegada, sem qualquer tipo de reserva.
Recomenda-se que o público chegue atempadamente ou caso tal lhe seja impossível traga uma manta ou cadeira portátil pois a lotação costuma esgotar. O ambiente descontraído permite que as famílias se instalem no local, criando um verdadeiro espírito de comunidade. Em caso de condições meteorológicas adversas, as alterações serão comunicadas através dos canais oficiais dos Caminhos do Cinema Português.
PUBLICIDADE