Conecte-se connosco

Cinema

CineEco arranca com atribuição de padrinhos e exibição de filme sobre justiça climática

Publicado

em

É já no próximo dia 9 de setembro que acontece a sessão de apresentação oficial do Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela deste ano. Esta quinta-feira serão reveladas as novidades da 27ª edição do CineEco e conhecidas as personalidades que irão apadrinhar os filmes que fazem parte da Seleção Oficial. Será ainda exibido o filme de Jim Rakete, “Now”, um testemunho vivo da geração de jovens ativistas ambientais liderados por Greta Thunberg, com as participações da cantautora Patti Smith, do realizador Wim Wenders e com contributos de sete ativistas internacionais. A entrada é livre.

Antes do arranque da 27ª edição do CineEco, que acontece de 9 a 16 de outubro, o município de Seia, entidade organizadora, dá o mote inicial do certame com a apresentação oficial das novidades deste ano. A partir das 21:30, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia irá decorrer o sorteio das personalidades que vão apadrinhar os documentários deste ano e que terão como missão promover as 10 longas-metragens internacionais que fazem parte da secção competitiva do CineEco.

Cada longa-metragem internacional será “apadrinhada” por duas personalidades, responsáveis por desenvolver ações de divulgação e marketing, contribuindo assim para a mobilização de público.

“Esta iniciativa pretende valorizar o papel destes agentes promotores do Festival como um todo e, em particular, de cada longa-metragem internacional. São preponderantes na ligação do Festival à sua comunidade. Esta é uma forma de, em cada ano que passa, alargamos a família CineEco”, explica a direção do certame. De relevar que, como já é habitual, o Festival conta com um Padrinho e uma Madrinha nacionais oficiais. Este ano a responsabilidade caberá ao radialista e apresentador Júlio Isidro e à atriz Sofia Alves.

Na apresentação oficial do CineEco será ainda exibido “Now” do realizador e fotógrafo, Jim Rakete, um documentário sobre justiça climática e a geração dos jovens ativistas ambientais liderados por Greta Thunberg. Na senda da transição verde, este documentário é, acima de tudo, um testemunho de esperança para a melhoria do estado de saúde do planeta, pautado por testemunhos vivos de Wim Wenders, Patti Smith, entre outros.

Portugal, França e Espanha são os países com maior representação cinematográfica na Competição Oficial da 27ª edição do CineEco. Este ano, o
mais antigo festival de cinema ambiental do mundo recebe um número recorde de 93 filmes de mais de 20 países que podem ser vistos entre 9 e 16
de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia.

O CineEco é membro fundador e faz parte da direção da Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental. É organizado há 26 anos pelo município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas. 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade