Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Cinco idosos e quatro funcionárias infetados em lar de Barcelos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-03-2020

 Cinco idosos e quatro funcionárias do Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa (CASP), em Barcelos, estão infetados com covid-19 e a direção apela à transferência urgente dos restantes 19 utentes por não ter condições de funcionamento.

PUBLICIDADE

“Tive hoje a promessa da vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos de que amanhã [segunda-feira] vai retirar daqui os [utentes] que não estão com sintomas”, disse à agência Lusa o presidente da direção do CASP, Joaquim Pereira, garantindo que, se tal não acontecer, o lar “vai ter de fechar, porque não tem pessoal”.

Segundo Joaquim Pereira, o que está previsto é que os 19 idosos que, para já, estão assintomáticos sejam transferidos para o Hospital Particular de Barcelos.

Quanto aos cinco utentes que testaram positivo, estão em isolamento na instituição e assim deverão continuar se permanecerem, como atualmente, “estáveis”.

De acordo com o presidente da direção do CASP, esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) não tem, neste momento, condições para continuar a assegurar os cuidados necessários aos utentes de que dispõe, já que, das 31 funcionárias que possui, só “menos de meia dúzia está ao serviço”.

Das restantes, quatro estão em casa após terem testado positivo para a covid-19 e as outras ou apresentam sintomas da doença, ou estão em quarentena, incluindo as duas enfermeiras da instituição.

PUBLICIDADE

Como resultado, diz Joaquim Pereira, a valência de apoio domiciliário também assegurada pelo CASP foi reduzida à entrega de refeições, já que os escassos recursos humanos disponíveis estão centrados no apoio aos utentes do lar, que têm entre 79 e 95 anos e exigem “muitos cuidados”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com