Crimes

Cinco detidos por “crimes especialmente violentos” quando traficavam 1,5 toneladas de droga

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 22-06-2022

 Cinco homens foram detidos no Algarve quando transportavam cerca de uma tonelada e meia de haxixe, sendo suspeitos de serem os autores de “crimes especialmente violentos” ocorridos nos últimos sete meses na região de Lisboa, anunciou hoje a PJ.

PUBLICIDADE

Os detidos, “com elevado grau de perigosidade”, faziam parte de “uma estrutura com substancial organização” que obtinha “proventos económicos, resultantes exclusivamente da prática de crimes especialmente violentos” naquele período, assinala a Polícia Judiciária (PJ), numa nota.

Em causa estão crimes de roubo agravado, sequestro e furto qualificado, detenção e uso de armas proibidas e tráfico de estupefacientes agravado.

PUBLICIDADE

Os arguidos faziam das suas atividades criminosas “o seu modo de vida” e atuavam numa “área vasta”, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa, mas acabaram detidos no Algarve em flagrante delito quando transportavam “uma quantidade assinalável de substância estupefaciente – cerca de uma tonelada e meia de haxixe – destinada a ser comercializada a retalho”.

Os homens, portugueses e com idades entre os 48 e os 65 anos, ficaram em prisão preventiva, após primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Sintra.

PUBLICIDADE

publicidade

“Os arguidos agora detidos planeavam e rotinavam, antecipadamente, todos os alvos que pretendiam abordar, denotando a existência de planeamento e disponibilidade de informação acerca das vítimas e dos proventos económicos que esperavam obter, na sequência das suas abordagens criminosas, sempre efetuadas com utilização de várias armas de fogo como meio de coação e ameaça das diversas vítimas”, explicou a PJ.

Aos detidos foram ainda apreendidos, aquando da detenção, duas armas de fogo municiadas e os três automóveis em que transportavam a droga.

A PJ acrescenta que as diligências de investigação ainda prosseguem para consolidar a prova dos crimes praticados e de outras atividades criminosas a que possam estar ligados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE