Mundo

Cinco desaparecidos em colisão de aviões no aeroporto de Tóquio

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 02-01-2024

Imagem: D.R.

 Um avião da Japan Airlines incendiou-se hoje, após uma colisão com um aparelho da Guarda Costeira no Aeroporto Internacional de Tóquio, tendo os cerca de 400 passageiros e tripulantes sido retirados, enquanto cinco pessoas do outro aparelho estão desaparecidas.

PUBLICIDADE

Segundo a televisão NHK, citada pelas agências internacionais, a companhia aérea indicou que se tratava do voo JAL-516, proveniente da ilha de Hokkaido e disse que todos os passageiros tinham sobrevivido ao impacto.

O avião, um Airbus A-350, tinha aterrado alguns minutos antes da colisão no aeroporto de Haneda, pouco depois das 18:00 locais (09:00 em Lisboa), de acordo com a NHK.

PUBLICIDADE

Os bombeiros estavam no local a tentar extinguir as chamas, que consumiam o avião.

Um vídeo da televisão local mostrou uma grande erupção de fogo e fumo na parte lateral do avião da Japan Airlines quando este se encontrava na pista. A área à volta da asa pegou fogo.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma hora mais tarde, as imagens mostravam o avião completamente em chamas.

As primeiras informações sugerem que o avião, com 367 passageiros e 12 tripulantes a bordo, colidiu com um avião da Guarda Costeira do Japão que se encontrava na pista do aeroporto de Haneda no momento da aterragem.

Cinco dos seis membros da tripulação do avião da Guarda Costeira permaneciam desaparecidos, enquanto o sexto conseguiu sair do avião.

O porta-voz da Guarda Costeira, Yoshinori Yanagishima, confirmou a colisão entre o avião MA722 e o avião da Japan Airlines.

Segundo a mesma fonte, o piloto foi retirado do avião e contactou as autoridades, mas os outros cinco membros da tripulação estão desaparecidos e o estado do avião também é desconhecido.

O Ministério do Território, das Infraestruturas e dos Transportes do Japão anunciou a abertura de um inquérito para determinar as causas do acidente.

O aeroporto de Haneda é um dos mais movimentados do Japão e, nesta altura, muitas pessoas viajam nas férias de Ano Novo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE