Conecte-se connosco

Cidade

Cinco anos a preparar casais para a “Terna Aventura” do nascimento e da parentalidade

Publicado

em

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra comemora aniversário de projeto com uma atividade dedicada aos pais e mães que participaram nos programas de preparação para o parto, de acompanhamento haptonómico e de cuidados ao recém-nascido. É neste sábado, dia 11 de julho.

unnamed

Para cima de uma centena de participantes (mães e casais) já frequentou o projeto “Terna Aventura”, que amanhã (sábado, dia 11 de julho) comemora cinco anos de sessões de preparação para o parto e parentalidade, mas também de acompanhamento haptonómico pré e pós-natal e, ainda, de recuperação pós-parto e cuidados ao recém-nascido.

É com um “Encontro de casais”, para o qual também são convidados os filhos que entretanto nasceram, que a equipa da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) que dinamiza o “Terna Aventura” pretende assinalar este aniversário, a partir das 16h00, no Polo B da instituição, em S. Martinho do Bispo.

Do programa consta a realização de dois workshops para grávidas/casais (a partir das 16h30) – um sobre “A alimentação diversificada do bebé – Hábitos saudáveis” e outro sobre “Criopreservação de células estaminais do cordão umbilical” –, bem como de uma mesa-redonda (pelas 17h30) que revisitará alguns dos mais marcantes momentos do projeto, fazendo um balanço dos seus principais resultados.

E «o balanço, sem dúvida, é positivo», para os responsáveis deste projeto, que se tem «mantido sempre com o objetivo de complementar a formação de enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, criando as condições necessárias ao desenvolvimento de competências nesta área».

Neste momento, o “Terna Aventura” está «a apoiar a atualização de conhecimentos de enfermeiras especialistas que pretendem implementar e desenvolver projetos de preparação para o parto e parentalidade e de recuperação pós-parto nos seus locais de trabalho».

O projeto tem, ainda, ajudado a complementar a oferta existente nas unidades de saúde, que ainda não conseguem dar uma resposta cabal à procura existente por parte da população.

Por outro lado, «tem sido possível inovar nas estratégias, usando o conhecimento mais atual na área. A haptonomia tem sido uma experiência inovadora bem aceite pelos casais que a procuram, com profissionais que são reconhecidas pelo Centro Internacional de Investigação e Desenvolvimento da Haptonomia», prossegue a equipa do “Terna Aventura”.

Quanto à avaliação que é feita pelos casais, estes revelam tratar-se de «uma experiência positiva, que os ajuda a viver a gravidez de forma mais saudável e a sentirem-se mais preparados para enfrentarem a experiência do nascimento», concluem os responsáveis pelo projeto.

No domínio da investigação, o “Terna Aventura” integra um dos projetos estruturantes da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), acolhida na ESEnfC.

Integram a equipa do projeto o “Terna Aventura” as professoras Rosa Maria Santos Moreira, Teresa Maria de Campos Silva, Ana Maria Poço dos Santos, Ana Bela de Jesus Roldão Caetano, Júlia Maria das Neves Carvalho e Isabel Margarida Marques Monteiro Dias Mendes.

As inscrições, neste momento encerradas para alguns programas, são feitas por telefone (927 501 116 ou 962 659 147), ou por correio eletrónico ([email protected] – neste caso deve ser indicado nome e contacto telefónico).

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com