A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) será palco, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2026, da primeira edição do Coimbra International Meeting in Health Sciences and Technology (CIMHealth), um encontro internacional que promete colocar Coimbra no mapa dos grandes debates científicos sobre saúde e bem-estar.
Com a objetivo de impulsionar investigação com forte impacto na prevenção da doença e na promoção da qualidade de vida, o CIMHealth pretende também contribuir para a redução dos riscos para a saúde.
Ao longo de dois dias, investigadores e especialistas de várias nacionalidades discutem temas cruciais como o envelhecimento e a perda de perceção, doenças cerebrais e cardiometabólicas, patologias vasculares e inflamatórias, sustentabilidade e segurança dos sistemas de saúde, exposoma e a perspetiva One Health.
PUBLICIDADE
“O CIMHealth nasce do compromisso da ESTeSC-IPC com a comunidade, ao traduzir os mais recentes avanços científicos em práticas concretas que previnem a doença e melhoram a qualidade de vida. Pretendemos afirmar-nos como um espaço de reflexão e inovação, onde ciência e tecnologia se encontram para responder a desafios reais”, refere Graciano Paulo, presidente da ESTeSC-IPC.
O evento acolherá submissões de trabalhos originais e revisões narrativas nas áreas das Tecnologias da Saúde. O objetivo passa por reunir contributos que proponham novas estratégias centradas nas pessoas, com impacto direto na saúde pública.
As submissões já se encontram abertas e decorrem até 19 de outubro de 2025. Os resumos aceites serão publicados numa edição especial da Frontiers in Public Health. Serão ainda atribuídos prémios à melhor comunicação oral e ao melhor poster.
PUBLICIDADE