Região

CIM Região de Coimbra promove diálogo intergeracional sobre envelhecimento, diversidade e inclusão

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 24-06-2024

Realiza-se, esta quarta-feira, 26 de junho, às 14:00, no Auditório Delfim Pinheiro, em Soure, o evento “Região + Social e + Próxima: Diálogos com e de Futuro”, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra em parceria com o Município de Soure.

PUBLICIDADE

Este encontro, que conta com intervenções de especialistas nacionais, visa abordar temas cruciais relacionados com o envelhecimento ativo e saudável da população, diversidade e inclusão.
Portugal, sendo o segundo país mais envelhecido da Europa, enfrenta o desafio de assegurar um equilíbrio entre a longevidade e a qualidade de vida, enquanto procura atrair e reter a população jovem.

Este desafio é especialmente relevante na Região Centro, onde a população envelhecida é mais pronunciada.

PUBLICIDADE

A descentralização de competências da administração central para a administração local e a adaptação das políticas públicas às realidades locais são vistas como oportunidades para planear e prospetivar os territórios, ajustando as políticas públicas às características e necessidades específicas de cada região.

Este evento destacará, assim, a importância de um diálogo aberto, atento e colaborativo entre diferentes níveis de decisão e intervenção, considerados essenciais para equilibrar as dimensões sociais, económicas e ambientais.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A ação pública participativa será também um tema central do evento, enfatizando a importância da proximidade e do conhecimento real das necessidades das pessoas. Este modelo promove o envolvimento e a participação dos agentes estratégicos locais e das suas comunidades, permitindo uma visão estratégica partilhada para o território que abarca todos os grupos demográficos, desde crianças, jovens, adultos, idosos e minorias.

Neste evento, será dada especial atenção à criação de territórios “amigos dos mais velhos e dos jovens” através de diálogos geracionais, estimulando e apoiando a construção de comunidades mais inclusivas e preparadas para o futuro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE