Universidade

Cientistas de Coimbra em projeto europeu pela transparência do mercado energético

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 27-01-2014

Investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) de Coimbra vão participar num projeto europeu para aumentar “a transparência e honestidade” do mercado de serviços energéticos, anunciou hoje a Universidade daquela cidade.

PUBLICIDADE

Uma equipa de investigadores do ISR da Universidade de Coimbra (UC) vai participar no projeto europeu Transparense, cujo objetivo é “aumentar a transparência e honestidade do mercado dos serviços energéticos em toda a Europa e, principalmente, facilitar a elaboração e implementação de contratos de desempenho energético (CDE)”, afirma a UC, numa nota hoje divulgada.

Orçada em 2,1 milhões de euros, a investigação é financiada pelo Programa Energia Inteligente Europa e reúne 20 parceiros europeus.

PUBLICIDADE

Uma das principais atividades do Transparense é o “desenvolvimento de um código” europeu de “boas práticas”, que “permita a qualificação dos CDE”, explicam Carlos Patrão e Paula Fonseca, dois dos investigadores envolvidos no projeto.

Esse código, que “servirá não só as empresas de serviços de energia”, mas também os seus clientes, é “constituído por um conjunto de regras que se encontram já em discussão nos diversos países, por forma a adaptar as condições generalizadas às circunstâncias específicas de cada país participante”, adiantam os especialistas.

PUBLICIDADE

publicidade

“Ajudar a melhorar a transparência dos mercados de CDE, assegurando, ao mesmo tempo, a qualidade e confiança no fornecimento de serviços energéticos” é “o grande objetivo do projeto”, sintetizam Carlos Patrão e Paula Fonseca.

O Transparense irá fornecer “uma visão geral e transversal do mercado europeu, apontando as principais barreiras e através do desenvolvimento de uma base de dados exaustiva com aspetos tão relevantes como os modelos financeiros de CDE já implementados”, afirmam os investigadores.

O projeto Transparense, que deverá estar concluído em 2015, prevê o acompanhamento de projetos-piloto de CDE nos diversos países participantes, adianta a UC.

Em Portugal, serão acompanhados pelos investigadores, no âmbito do projeto, dois casos piloto de contratos de desempenho energético, um dos quais relacionado com a iluminação pública eficiente no município de Coimbra.

O projeto em Coimbra consiste na “instalação de cerca de 35 mil luminárias com tecnologia LED (light-emitting diode/díodo emissor de luz), que a tornará na “primeira cidade do mundo 100% LED na iluminação pública”, permitindo uma poupança energética da ordem dos 70%.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE