Mundo

Cientistas avançam no mistério sobre a reprodução suicida do gato marsupial do norte

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 05-02-2023

O gato marsupial do norte é uma espécie semelpara que apenas se pode reproduzir uma vez antes de morrer, mas a causa exata dessa morte continua um mistério para os investigadores, que descobriram novos dados sobre os machos.

PUBLICIDADE

Um estudo divulgado na revista Open Science da Royal Society refere que os machos esgotam-se literalmente a copular com as fêmeas, ao ponto de colocar em risco a própria sobrevivência da espécie.

Os cientistas instalaram dispositivos de rastreamento em sete gatos marsupiais machos e seis fêmeas em Groote Eylandt, uma ilha na costa do Território do Norte da Austrália e após 42 dias, os dados mostraram que os machos são muito mais ativos do que as fêmeas, que podem sobreviver até quatro estações reprodutivas.

PUBLICIDADE

publicidade

Além disso, enquanto as fêmeas passam um quarto do tempo a descansar, os machos passam apenas 7% do tempo sem fazer nada.
Segundo os investigadores, a sobrevivência do gato marsupial está em jogo, especialmente porque o mamífero está sob pressão de espécies invasoras, como o sapo-cururu, o gato e a raposa.

No entanto, como a espécie utiliza a chamada estratégia de reprodução suicida “há milhares de anos, (…) deve beneficiar-se desta”, apontou Joshua Gaschk.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE