Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Educação

Ciência Viva EPTOLIVA em destaque na televisão

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 24-02-2021

No âmbito da participação no 1.º Fórum Nacional dos Clubes de Ciência na Escola, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil recebeu, no dia 22 de fevereiro, a equipa de reportagem da Rede Nacional de Clubes Ciência Viva, que veio conhecer algumas das atividades e projetos de ciência desenvolvidos nesta escola profissional, sob a orientação de Honorata Pereira, a docente coordenadora do CCV da EPTOLIVA.

PUBLICIDADE

Sob o argumento “Sustentando o Insustentável” o ciência viva da EPTOLIVA tem vindo a desenvolver projetos científicos focados nas temáticas de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e Economia Circular, que têm vindo a merecer o reconhecimento nacional e internacional, estimulando a partilha de conhecimentos e boas práticas, bem como a sensibilização da comunidade educativa para os vários problemas ambientais.

Contando já com 100 prémios obtidos na última década, a EPTOLIVA tem-se destacado a nível nacional e internacional como uma Escola de referência no desenvolvimento de projetos comunitários na área de Ciência e Empreendedorismo. Uma evidência que Daniel Costa, presidente da EPTOLIVA, destaca como uma estratégia há muito assumida nesta escola, onde o trabalho por projeto tem sido uma metodologia implementada com exemplos de grande sucesso. “Para o êxito desta prática de ensino temos estabelecido parcerias com várias instituições de ensino superior (Universidades e Politécnicos)”, destacando a parceria com a ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, com a partilha de laboratórios e equipamentos. Para este dirigente, os Clubes de Ciência Viva na Escola, constituem um espaço catalisador para o desenvolvimento da literacia científica e tecnológica e para a modernização dos modelos e estratégias de ensino, e por isso, “continuamos a prosseguir a estratégia de ter uma Escola de Futuro que se adapta às mudanças diárias. Estamos a construir um Centro Ciência Viva aberto à comunidade desde os mais jovens aos mais novos. Ciência e conhecimento para todos”, como conclui Daniel Costa.

PUBLICIDADE

publicidade

E por isso, entre os cerca de 230 clubes de ciência que fazem parte da rede nacional, a EPTOLIVA mereceu a oportunidade de ver divulgado o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, que será posteriormente emitido no programa “Falar Global”, um programa da CMTV que retrata as novas tecnologias, os comportamentos e a inovação na sociedade portuguesa, bem como um espaço de divulgação na galeria de reportagens dos Clubes Ciência Viva na Escola espalhados de norte a sul do país (clubes.cienciaviva.pt/galeria/reportagens).

Este encontro foi também uma oportunidade de alicerçar a filosofia do Clube à “Sala ITEC – Playroom 30.30”, uma sala de inovação tecnológica que a EPTOLIVA se prepara para inaugurar brevemente, e de traçar o caminho futuro que enfatiza a importância da Educação em Ciência junto dos alunos e restante comunidade educativa.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com