A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) ajuda os professores de escolas básicas, secundárias e profissionais a aproximar o conteúdo curricular ao mundo profissional através da promoção de diversas atividades no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia. Entre os dias 24 e 28 de novembro, a ESAC abre as portas da escola aos alunos de 1º, 2º e 3º ciclos, secundário e profissional, para que aprendam com os investigadores, docentes e estudantes da instituição.
Na edição deste ano, as atividades na ESAC darão a oportunidade de explorar temas como a genética das plantas, o combate a espécies invasoras, os detalhes da anatomia animal, o mundo da biologia celular, os truques da tecnologia alimentar e o mistério das matas autóctones portuguesas.
A instituição dedicará o dia 24 ao 2º ciclo, o dia 25 ao 3º ciclo, o dia 27 ao ensino secundário e profissional e a manhã de dia 28 ao 1º ciclo. No dia 25, o Instituto de Investigação Aplicada (i2A) do Politécnico de Coimbra (IPC) promove também os trabalhos desenvolvidos pelos investigadores e docentes da ESAC, através de posters e stands expostos no corredor principal desta instituição. O objetivo é promover o contacto da comunidade escolar com as oportunidades de investigação existentes.
PUBLICIDADE
Os professores interessados podem registar ainda as suas turmas até dia 19 de novembro, nas atividades com vagas, enviando um email para comunicacao@esac.pt.
Com esta iniciativa, a ESAC faz a ponte entre a investigação, o ensino e a formação profissional, mantendo-se, porém, aberta a visitas escolares durante todo o ano letivo.
A Semana da Ciência e da Tecnologia é um evento a nível nacional, dinamizado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva. É uma oportunidade para cientistas, universidades, politécnicos e centros de investigação partilharem os seus contributos para o avanço do conhecimento e o bem-estar da sociedade. Os interessados podem consultar o programa que a ESAC tem para oferecer no site da Escola, em www.esac.pt.
PUBLICIDADE
