Cidade

Ciência às Seis” no RÓMULO

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 06-11-2016

“Ciência às Seis” é o novo ciclo de palestras destinadas ao público em geral que decorrerão no RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, entre 8 de Novembro de 2016 e 11 de Julho de 2017.

PUBLICIDADE

antonio-piedade

Esta iniciativa está a ser coordenada por António Piedade, Bioquímico e Comunicador de Ciência.

PUBLICIDADE

Com este ciclo de 14 palestras, pretende dar-se a conhecer aos cidadãos interessados o estado actual do conhecimento científico em diversas áreas da ciência como sejam a Física, a Química, a Biologia, a Matemática, a Astronomia, a Astrobiologia, a Electrónica, a Neurociência, a Saúde Humana, as Ciências Sociais e a Comunicação de Ciência. É um convite a uma viagem pela diversidade do conhecimento científico.

Os palestrantes, convidados pelo RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, de que Carlos Fiolhais é o Director, são cientistas reconhecidos nacional e internacionalmente pela excelência da sua investigação científica e são também excelentes comunicadores da sua ciência ao grande público.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa linguagem acessível a todos. ao longo do ciclo, serão apresentados os desafios com que se deparam os cientistas das áreas indicadas e destacados os contributos para o nosso dia-a-dia do avanço do conhecimento científico.

2016

8 de Novembro – “A Neurociência da Felicidade”, por Manuela Grazina, Bioquímica, Geneticista, Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Directora e fundadora do Laboratório de Bioquímica Genética (CNC/FMUC).

22 de Novembro – “As Plantas na Obra Poética de Camões”, por Jorge Paiva, Biólogo, Investigador no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, galardoado com o Grande Prémio Ciência Viva 2014.

13 de Dezembro – “Educação, Tecnologias e Conectividade”, por António Dias de Figueiredo, professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC).

2017

10 de Janeiro – “Um Passeio pelo Cosmos”, por Miguel Claro, astrofotógrafo e comunicador de ciência na área da astronomia.

31 de Janeiro – “Distinguir Ciência de Falsa Ciência”, por David Marçal, Bioquímico e comunicador de ciência.

21 de Fevereiro – “Matemáticos Portugueses do século XVI: um retrato de grupo”, por  Henrique Leitão, Investigador auxiliar da Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Prémio Pessoa 2014.

14 de Março – Astrobiologia: Origem e deteção de vida no nosso sistema solar”, por Zita Martins, Astrobióloga, Investigadora no Imperial College e Royal Society, de Londres, Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada.

28 de Março – “Porque nos havemos de importar com a Ciência”, por Joana Lobo Antunes, Comunicadora de Ciência, Investigadora do Instituto de Tecnologia Química e Biológica – António Xavier.

18 de Abril – “A herança de Lord Rayleigh”, por Pedro Freitas, Matemático, Professor no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Investigador do Grupo de Física Matemática da Universidade de Lisboa.

9 de Maio – Sociologia da ciência e estudos sociais da ciência: duas perspetivas sobre um objeto?”, por Ana Delicado, Socióloga, Professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

30 de Maio – “Materiais e tecnologias sustentáveis e amigas da sociedade”, por Elvira Fortunato, Professora do Departamento de Ciências dos Materiais da Universidade Nova de Lisboa.

13 de Junho – “Buracos negros e ondas gravitacionais: os primeiros 100 anos”, por Carlos Herdeiro, Físico, Professor do Departamento de Física da Universidade de Aveiro.

27 de Junho – “Malária – tão simples e tão complexo”, por Maria Mota, Investigadora e Directora Executiva do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa (IMM). Prémio Pessoa 2013.

11 de Julho – “Algumas notas sobre Reprodução e Células Estaminais: Da Investigação à Ética e à Comunicação de Ciência”, por João Ramalho-Santos, Biólogo, Professor do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, Director do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC).

À excepção da primeira, que terá início às 18:30h, todas as palestras serão às 18h00, com acesso livre ao público.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE