Cidade

Cidreira com mais cha…rme!

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 22-10-2016

 

PUBLICIDADE

O projeto de execução para a Via de Acesso à Cidreira será apreciado e votado pelo executivo da Câmara Municipal de Coimbra na reunião do próximo dia 24.

cidreira

PUBLICIDADE

Uma ligação viária que pretende ligar a rotunda da Cidreira, na N111, com a rua da Escola Primária, acabando, assim, com o atual acesso à povoação, que é feito por uma rua estreita, inclinada e sinuosa, que não permite a circulação de veículos pesados. O projeto inclui terraplenagens, drenagem, pavimentação, passeios, muros, obras acessórias, sinalização e iluminação pública. Uma obra que tem um custo previsional de 147.550 euros + IVA.

Este arruamento, que terá 307 metros de extensão (sobrepondo-se parcialmente ao antigo traçado da N111, que foi abandonado aquando da execução da rotunda da Cidreira), melhorará significativamente o acesso, quer à povoação, quer aos equipamentos existentes, como a antiga Escola EB1, o Pavilhão Polidesportivo da Cidreira e a Capela.

PUBLICIDADE

publicidade

A nova via será constituída, em planta, por três alinhamentos retos ligados por curvas com raios de 35m e 50m e, de forma a assegurar a futura drenagem gravítica dos esgotos, será necessário sobrelevar o troço da via existente. Tendo em conta as limitações junto à escola primária, adotou-se o perfil transversal, com 6m de faixa de rodagem e passeios ou bermas com 1,5m.

Quanto à drenagem, nesta fase não serão realizadas as redes de drenagem de águas residuais e pluviais; serão apenas executadas valetas para a drenagem da plataforma da via e, na zona dos passeios, serão colocadas sarjetas que drenarão para as valetas na base do talude. As valetas ligarão a caixas que serão drenadas para os aquedutos existentes na EN111, através de aquedutos em betão com diâmetro de 600mm.

Estão ainda previstos os trabalhos de muros de suporte no alargamento da rua na zona da escola, vedações e muros, lancis de betão em passeios e a instalação de rede de iluminação pública, bem como a colocação de sinalização horizontal e vertical.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE