Cidade “apoia eventos desportivos de referência no panorama nacional e internacional com cerca de 17 mil euros”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-02-2018

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na próxima reunião de 19 de fevereiro, três propostas para a concessão de apoios a grandes eventos desportivos, nas modalidades de judo, basquetebol e futebol, e que totalizam 17.342 euros.

PUBLICIDADE

cidade

A informação veiculada pela autarquia que impede a comunicaçao social de ver estes processo adianta que estamos a falar do Campeonato Nacional de Juniores, Campeonato Nacional de Veteranos, Taça da Europa de Juniores, Estágio Internacional de Judo em Juniores, Taça da Europa de Cadetes, Estágio Internacional de Judo em Cadetes e a VI Taça António Lopes Aleixo (judo); Final a 4 da Taça de Portugal Feminina (basquetebol); 17ª edição do Campeonato Europeu de sub-19 Ronda de Elite, Grupo 6 (futebol).

PUBLICIDADE

CMC associa-se, uma vez mais, a eventos desportivos de referência no panorama nacional e internacional e que visam, também, o desenvolvimento da atividade desportiva na cidade. adianta a edilidade, para realçar os apoios autorizados pelo pelouro de Carlos Cidade.

Nos próximos meses, Coimbra vai transformar-se na capital do judo, com a realização na cidade de vários eventos de renome. Nesse sentido, a Associação Distrital de Judo de Coimbra solicitou à CMC a isenção de taxas municipais na utilização do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, um apoio superior a 11 mil euros que viabiliza a realização destes eventos nacionais e internacionais, considerados de relevante interesse desportivo, económico e social.

PUBLICIDADE

publicidade

Nos dias 3 e 4 de março decorrem o Campeonato Nacional de Juniores e o Campeonato Nacional de Veteranos, respetivamente, nos dias 17 e 18 de março a Taça da Europa de Juniores (Juniores European Judo Cup), de 19 a 22 de março o Estágio Internacional de Judo (EJU Junior Training Camp). Nos dias 26 e 27 de maio realiza-se a Taça da Europa de Cadetes (Cadet European Judo Cup), de 28 a 30 de maio o Estágio Internacional de Judo (EJU Cadet Training Camp) e no dia 16 de junho terá lugar a VI Taça António Lopes Aleixo.

Ainda no mês de março, Coimbra irá estar no mapa do basquetebol feminino. A Associação de Basquetebol de Coimbra e a CMC vão coorganizar, nos dias 11 e 12 de março, a Taça de Portugal Feminina, uma Final a 4, que irá decorrer no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia.

Para este evento a CMC atribui um apoio financeiro à Associação de Basquetebol de Coimbra no valor de 5 mil euros, para fazer face às despesas de logística do evento. Por sua vez, a Associação de Basquetebol de Coimbra compromete-se no apoio logístico na organização do evento, na divulgação, no transporte das equipas e no alojamento e alimentação de todos os participantes durante os dias do evento.

Por último, e já no futebol, vai realizar-se, no Estádio Municipal de Taveiro, nos dias 2 e 5 de abril, a 17ª edição do Campeonato Europeu de sub-19 Ronda de Elite, Grupo 6. O apoio da CMC passa pela isenção do pagamento de taxas, no valor de 750 euros, pela utilização do Estádio Municipal de Taveiro, tendo em conta o relevante interesse do evento.

Recorde-se que, com o intuito de promover o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida dos seus munícipes, a CMC tem vindo a apostar numa política desportiva de apoio às coletividades, para que estas possam disponibilizar à população os melhores espaços de lazer e infraestruturas desportivas, oferecer as melhores condições para a prática desportiva e, não menos importante, aumentar o número de praticantes, quer no desporto informal, quer no federado.

Em 2017, o executivo camarário aprovou a atribuição de comparticipação financeira a 67 clubes e associações do concelho de Coimbra, referentes à época 2016/2017, no valor de 505 mil euros (400 mil na época 2015/2016, tendo sido então apoiadas 54 entidades).

A atribuição deste apoio, após apresentação das candidaturas por parte de clubes e associações, é enquadrada pelo Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto (RMAD), aprovado em 2014.

O montante global de 505 mil euros subdivide-se pelas rubricas de Apoio a Agentes Desportivos de Coimbra; Instalações Desportivas; Aquisição de Material Desportivo Estrutural; Fornecimento de Material Desportivo de Desgaste; Participação em Eventos Desportivos não Regulares; Organização de Eventos Desportivos Internacionais ou Nacionais de Relevo; Apoio a Transportes; Reconhecimento da Formação Desportiva; Confirmação da Prestação Desportiva; e Apoio ao Alto Rendimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE