Coimbra

Cidade congratula-se por ministra admitir nova maternidade de Coimbra nos Covões

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 26-06-2019
 

A concelhia do PS de Coimbra congratula-se com o facto de a ministra da Saúde, Marta Temido, equacionar a possibilidade de a nova maternidade da cidade ser instalada no Hospital dos Covões.

PUBLICIDADE

Carlos Cidade

“O PS tem de se congratular com esta nova posição” da ministra Marta Temido, ao admitir, “entre outras hipóteses”, equacionar também o Hospital dos Covões para “a localização da nova maternidade de Coimbra”, afirma a Comissão Política Concelhia dos socialistas de Coimbra liderada por Carlos Cidade.

A governante deu conta da sua posição durante uma reunião, na terça-feira, com o presidente da Câmara de Coimbra, o socialista Manuel Machado, e o vice-presidente da autarquia e líder da Concelhia do PS/Coimbra, Carlos Cidade.

PUBLICIDADE

No encontro participaram também o secretário de Estado Francisco Ramos e os presidentes da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, e do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), Fernando Regateiro.

Em 07 de junho, a ministra da Saúde anunciou que o Governo recebeu uma proposta para que a maternidade de Coimbra se localize no perímetro dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), em Celas, e salientou que todos os estudos técnicos apontam para essa solução.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta opção tem sido, no entanto, contestada, designadamente por diversas forças políticas, entre as quais PS, PCP, Bloco de Esquerda e movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) – cujo coordenador, Jorge Gouveia Monteiro, participou em idêntica reunião com a ministra, também na terça-feira –, por profissionais ligados ao setor da saúde e pela Câmara de Coimbra.

Na altura, o presidente da Câmara de Coimbra manifestou-se em “absoluto desacordo” com esta localização e considerou “inaceitável” que a autarquia não seja ouvida sobre o processo.

Contudo, na terça-feira, “no final da reunião [com a ministra], sentiu-se um espírito de esperança renovada e de valorização da cidade e da opinião dos seus cidadãos, profissionais de saúde e representantes políticos com a abertura dada à possibilidade de a nova maternidade ser implementada nos Covões”, afirma a Concelhia do PS/Coimbra.

“Ontem [terça-feira], 25 de junho, deu-se finalmente início a um processo de codecisão sobre o local de implementação da nova maternidade”, acrescenta.

O PS acredita “nas mais-valias” da localização da maternidade no Hospital dos Covões, designadamente “em termos de sustentabilidade económica e financeira do investimento, da sua viabilidade para financiamento europeu, do cumprimento do PDM [Plano Diretor Municipal]” e das “condições urbanística e planeamento de tráfego e estacionamento”.

Certos de que, “em nenhuma das matérias técnicas e profissionais a maternidade nos Covões perde para uma hipotética implementação” no perímetro dos HUC, os socialistas consideram de “extrema relevância” a garantia de que “irá ser estudada a melhor solução para a cidade, os profissionais, utentes e cidadãos em geral”.

“Sem festejos antecipados”, o PS sabe que “a melhor solução para os cidadãos é uma decisão rápida, fundamentada e sustentável”, conclui a nota da Concelhia dos socialistas.

A nova maternidade de Coimbra deverá substituir as duas existentes (Bissaya Barreto e Daniel de Matos), que realizam perto de cinco mil partos e cerca de 18 mil consultas por ano.

De acordo com dados do CHUC, as duas maternidades efetuaram 4.822 partos em 2017 e 4.742 em 2018.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE