Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Autárquicas

Movimento Cidadãos Por Coimbra quer “vencer o poder autoritário” (com videos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-05-2021

“Coimbra precisa de vencer a versão do poder autoritário” disse hoje o cabeça de lista à Câmara Municipal pelo movimento Cidadãos Por Coimbra (CPC), que realizou este sábado um plenário no auditório ao ar livre em Santo António dos Olivais.

PUBLICIDADE

Na presença de cerca de meia centena de pessoas, Jorge Gouveia Monteiro apontou as prioridades da candidatura do movimento de cidadãos que lidera e que vai a escrutínio pela terceira vez em eleições autárquicas.

“A luta pela cidadania corresponde à luta da habitação no centro da cidade” sublinhou Gouveia Monteiro comparando Coimbra a um “donut”, “vazia por dentro”. As “pessoas vão viver para as periferias onde têm os piores autocarros e os piores caixotes do lixo”, sublinhou recordando o caso de S. Silvestre, mal servida de transportes públicos.

“Coimbra tem de ter mais ambição também na cultura e como capital europeia da cultura tem de envolver as associações de todo o concelho. Porque para já, alerta, “a candidatura a Capital Europeia da Cultura “tem a elite e as festas da periferia ficam com o pimba”. O número um do CPC defende que as coletividades devem receber as organizações culturais, como orquestras e companhias de teatro, para que as pessoas possam ganhar o hábito e o gosto pelos espectáculos culturais.

Veja o vídeo do Direto NDC:

PUBLICIDADE

Para a Assembleia Municipal o CPC escolheu João Malva, um investigador em neurociências que assume que é importante fazer política de proximidade com os cidadãos e não ir ao encontro dos interesses partidários.

Veja o vídeo do Direto NDC:

Quem é o candidato à Assembleia Municipal pelo Cidadãos Por Coimbra?

João José Oliveira Malva é natural de Coimbra, tem 55 anos de idade. É investigador em Neurociências na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e “procura de soluções inovadoras para responder aos desafios da sociedade relacionados com o envelhecimento”. Coordena o grupo de investigação “Vida Saudável e Envelhecimento Ativo” no Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR), da Faculdade de Medicina. É mentor e coordenador do consórcio Ageing@Coimbra, Centro de Referência Europeu para o Envelhecimento Ativo e Saudável. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências (2007-2011) e é membro (desde 2006) da European Dana Alliance for the Brain (EDAB). Coordena a Escola Europeia de Doutoramento em Envelhecimento na Comunidade de Inovação e Conhecimento EIT Health, desde 2019 e foi mentor e coordenador da proposta H2020 Teaming MIA-Portugal para a implementação do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento, Centro de Investigação de Excelência em Coimbra.

O CPC também critica programa municipal para as alterações climáticas, que considera ser uma lista de coisas que estão a ser feitas e não um verdadeiro plano de futuro para Coimbra.

Veja o video do direto Notícias de Coimbra:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com