Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Cidadãos debatem Casas de Chuto

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 11-01-2017
O movimento Cidadãos Por Coimbra (CPC) organiza na quarta-feira, 11 de Janeiro, pelas 18:00, nas instalações do Rancho de Coimbra, Rua do Moreno, um debate público subordinado ao tema das Salas de Chuto.
15965116_849335365209428_7557130630043844821_n

Casas de Chuto – Em Coimbra?

PUBLICIDADE

As Salas de Consumo Assistido, comummente denominadas Salas de Chuto, são uma resposta de redução de riscos e minimização de danos, que poderão trazer melhorias para a qualidade de vida dos indivíduos que consomem drogas por via injectável, ao reduzirem as mortes por overdose, ao diminuírem o risco de contágio de doenças infecciosas e por facilitarem o acesso à rede de cuidados de saúde e sociais, bem como para as comunidades, ao diminuírem o impacto que o consumo de drogas provoca.

No entanto, embora este tipo de resposta, essencialmente de aplicação local, esteja previsto na legislação nacional, até ao momento, nenhuma cidade portuguesa foi capaz de a implementar. A incapacidade de criar estas estruturas muito provavelmente estarão relacionadas com diversas resistências das comunidades locais e por receio dos agentes políticos. A estas resistências acrescem as alterações verificadas nos padrões de consumo de drogas, com a redução do consumo e com o envelhecimento dos indivíduos consumidores de heroína, que podem também ser factores de desinvestimento neste tipo de resposta.

PUBLICIDADE

publicidade

Coimbra, em consonância com o verificado nos maiores centros urbanos do país, tem na sua malha urbana problemas relacionados com o consumo de drogas. A situação que se tem verificado na baixa da cidade é merecedora de uma atenção especial e de procura de respostas específicas que alterem a situação e a percepção pública.

Desta forma, o movimento Cidadãos Por Coimbra irá desenvolver no próximo dia 11, às 18 horas, uma sessão pública de esclarecimento sobre as Salas de Consumo Assistido, onde estarão presentes especialistas nas áreas dos consumos. Com esta Sessão pretende-se efectuar um debate que seja esclarecedor sobre as virtudes e  defeitos deste tipo de respostas. 

PUBLICIDADE

O movimento Cidadãos Por Coimbra convida todas e todos aqueles que tenham interesse sobre o tema a estarem presentes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com