Coimbra

Cidadãos com deficiência produzem biscoitos artesanais em Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 06-11-2013

Utentes e funcionários de dois centros da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) produzem, em Coimbra, biscoitos artesanais em parceria com um investidor na área alimentar.

PUBLICIDADE

Os biscoitos, denominados “Riscos”, são produzidos nos centros de São Silvestre e Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra, estão disponíveis em cerca de 50 pontos de venda a nível nacional e constituem uma fonte de receita para aquelas instituições, disse à agência Lusa Rui Pais, promotor do projeto.

“Andava à procura de quem pudesse produzir os biscoitos e encontrei a solução nesta parceria. Também por isso cada biscoito é único e especial. Compro-lhes o que produzem, o que também é uma forma de financiar as instituições que passam por dificuldades em tempos de crise”, adiantou o empresário.

PUBLICIDADE

publicidade

Atualmente, a produção dos “Riscos” – denominação que deriva da própria forma dos biscoitos, alongados, mas também do “risco de arriscar” em tempos de incerteza na vida profissional do promotor – está centrada, exclusivamente, naqueles dois centros de apoio ao cidadão deficiente mental.

Rui Pais, 43 anos, trabalhou cerca de 20 anos no setor imobiliário e avançou para a produção dos biscoitos artesanais por causa da crise: “Não estava desempregado, mas precário. Em casa, à volta do forno, tentei recriar um biscoito mais estaladiço, os amigos gostaram e pensei, ‘porque não?'”.

PUBLICIDADE

Garante que os biscoitos – com sabores a limão, crocantes de sésamo e girassol e cravo e canela – não possuem aditivos e que são “saborosos e estaladiços e devoram-se num ápice”.

Os pontos de venda atuais situam-se, primordialmente, no litoral do país, entre Vila do Conde e Lisboa, cidade onde está disponível, no Museu Nacional de Arte Antiga, uma série especial dos “Riscos”.

“Sou eu que faço a distribuição e, para já, só temos rotas para norte e para sul de Coimbra”, explicou Rui Pais.

A exceção é a Guarda, onde existe um ponto de venda “de uma pessoa que tem um familiar em Coimbra que os leva”, estando Rui Pais a desenvolver contactos para expandir a rede a Viseu e Évora e a estudar soluções de exportação do produto artesanal.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE