Cidade

Cidadão e Jornalista questionam postura de Chefe de Gabinete e Presidente da Câmara

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 10-05-2016

O jornalista Rui Avelar surpreendeu quem assistia à reunião pública do executivo municipal de Coimbra ao deslocar-se da bancada destinada à imprensa para a mesa reservada o público.

PUBLICIDADE

rui avelar

Foi nesse lugar que Rui Avelar, aliás Rui Duarte, na qualidade de cidadão, fez esta intervenção:

PUBLICIDADE

publicidade

O cidadão Rui Duarte e o jornalista Rui Avelar cultivam uma relação de absoluta proximidade, a cujo grau de intimidade não é indiferente o facto de se tratar da mesma pessoa.

O jornalista Rui Avelar tudo fez para que o munícipe Rui Duarte não sentisse necessidade de intervir, hoje, aqui, mas o Sr. Presidente da Câmara de Coimbra assim não entendeu.

PUBLICIDADE

Há um mês, através do dr. Aníbal Rodrigues, o jornalista Rui Avelar diligenciou no sentido de o dr. Manuel Machado lhe comunicar aquilo que pensa sobre o teor de uma inenarrável carta aberta da autoria do dr. Nuno Mateus. O líder do Município de Coimbra também foi instado a pronunciar-se sobre o alegado uso de uma viatura camarária por parte do seu chefe de gabinete em benefício pessoal.

Ao arrepio da Lei nº. 01/99, que é o Estatuto do Jornalista, o autarca ignorou a pretensão de Rui Avelar.

Vai daí, pela razão exposta, não pode o edil estranhar que o munícipe Rui Duarte haja entendido habilitar o jornalista Rui Avelar com a informação desejada.

Duarte e Avelar puseram-se de acordo sobre uma iniciativa, correspondendo ela, afinal, ao cumprimento de um acto cívico da incumbência do cidadão e à realização de um dever profissional do jornalista.

Rui Duarte, que confessa ir transmitir ao Avelar os esclarecimentos a prestar pelo dr. Manuel Machado, é, por conseguinte, um munícipe mancomunado com o jornalista.

Em função do direito do munícipe a ser esclarecido e do dever do jornalista de obter informação, Duarte e Avelar convergem numa parceria estratégica que leva o primeiro aos Paços do Município ao abrigo do “patriotismo de cidade” tão caro a Manuel Machado.

Com a humildade que evidencia, habitualmente, no exercício do cargo, o presidente da CMC nem pestaneja, por certo, antes de dar resposta às questões que o jornalista partilhou com o munícipe.

Neste contexto, Duarte insiste com as perguntas do jornalista a que o dr. Manuel Machado não deu ouvidos.

De resto, o munícipe conclui esta exposição reproduzindo palavras que o jornalista ouviu, a 21 de Abril de 2016, proferidas pelo autarca. Disse, então, o presidente da CMC: Os problemas enfrentam-se resolvendo-os e não é a varrê-los para debaixo do tapete.

Veja o vídeo:

Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, foi breve na resposta que deu a Rui Avelar, que é director adjunto do Campeão das Províncias, de Lino Vinhal. Nem deu para virar a Câmara…de filmar! O autarca apenas disse que ia responder, mas sinceramente não percebemos se dirigia a palavra ao jornalista ou ao cidadão.

Mateus e Machado ouvem o que Avelar escreveu dito e Duarte fala.

Mateus e Machado ouvem o que Avelar escreve dito e Duarte fala.

Nenhum dos representantes da oposição usou da palavra para comentar a intervenção de Rui Duarte, mas no final da sessão os representantes do PSD e do CPC foram cumprimentar Rui Duarte. Ou Rui Avelar?

CRONOLOGIA

Soares dá “bofetadas”:

joao soaresA indirecta da  jornalista:

av1

Mateus escreve a Soares:

nuno mateus

nuno mateus 2

Avelar “pede justiça”:

av3

Avelar pressiona:

av4

Avelar dá exemplo:

av5

Avelar olha para os colegas:

av6

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE