Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Cidadania europeia em Portugal tem ainda “distância grande” a percorrer

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 25-09-2013

 A consciência de uma cidadania europeia tem ainda “uma distância muito grande” a percorrer entre os portugueses, segundo a coordenadora de um estudo apresentado hoje em Coimbra.

PUBLICIDADE

Por iniciativa do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), o estudo foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra, coordenada por Ana Cristina Almeida, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

“Para se ser cidadão europeu, em Portugal, ainda vai uma distância muito grande”, disse Ana Cristina Almeida aos jornalistas, à margem de uma da apresentação dos resultados do projeto “Ser Cidadã(o) da Europa em Portugal”.

PUBLICIDADE

publicidade

A docente universitária admitiu que, segundo as conclusões do estudo, a questão da cidadania europeia “ainda não é uma prioridade educativa” nas escolas portuguesas.

Na sua opinião, a criação de uma disciplina sobre a Europa e a União Europeia ajudaria a alterar esta situação, melhorando entre os jovens “o conhecimentos dos direitos, cultura e valores” inerentes à condição de cidadão europeu.

PUBLICIDADE

O mesmo objetivo também poderia ser conseguido através de uma abordagem da matéria transversal a diferentes disciplinas, disse Ana Cristina Almeida.

“A própria cultura de escola poderá ser, ou não, comprometedora deste tipo de ações” de promoção de uma identidade e uma cidadania europeias, afirmou aos jornalistas.

Iniciado no primeiro trimestre deste ano, o estudo abrangeu cerca de um milhar de alunos de escolas secundárias e profissionais do Continente e regiões autónomas dos Açores e Madeira.

Os resultaram foram apresentados hoje, num seminário realizado na Faculdade de Psicologia de Coimbra, subordinado ao tema “Cidadania europeia: do conceito à ação”.

Segundo os investigadores, o seminário visou refletir acerca de como “delegar nos cidadãos, designadamente nos jovens, o poder de problematizar e equacionar o desenvolvimento e promoção de recursos e do património (nas múltiplas dimensões, natural, cultural, histórica, económica, lúdica ou sustentável), implicando-os na tomada de decisões”.

O projeto “Ser Cidadã(o) da Europa em Portugal” foi promovido pelo CIEJD, organismo intermediário na parceria de gestão estabelecida entre o Governo português e a Comissão Europeia, através da sua representação em Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com