Coimbra

Ciclo Museu das Obsessões retoma exposições no Centro de Artes Visuais em Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-09-2020

No dia 26 de Setembro abrem ao público, no Centro de Artes Visuais em Coimbra, duas novas exposições do ciclo “Museu das Obsessões”, concebido e programado para o CAV por Ana Anacleto e que decorrerá até ao final de 2021.

PUBLICIDADE

Centro de Artes Visuais

“GAZ GIZ & ZIG ZAG” da dupla Von Calhau! e “Solar Watch” de Diana Policarpo dão continuidade ao ciclo iniciado em Fevereiro e procuram aprofundar as premissas da proposta conceptual definida pela curadora, revela o centro em nota de Imprensa enviada ao Notícias de Coimbra.

Na sala principal do CAV estará uma exposição especialmente concebida para este contexto pela dupla de artistas Von Calhau! e na sala Project Room (espaço vocacionado para projectos especiais com um carácter mais experimental) realiza-se a apresentação de uma instalação de Diana Policarpo. “As duas exposições individuais de artistas portugueses partilham, para além do mesmo contexto geracional, um interesse particular por uma prática instalativa transdisciplinar que resulta da combinação de elementos heteróclitos.”

PUBLICIDADE

O ciclo de exposições “Museu das Obsessões”, assente numa ideia de liberdade e de transversalidade, recupera um conceito criado por Harald Szeemann, no início dos anos 70, que pretendia albergar todo o tipo de iniciativas decorrentes das práticas artísticas suas contemporâneas, explorando de forma livre (fora dos constrangimentos institucionais) todas as suas possibilidades de apresentação.

Assinalando o carácter de especialidade do CAV enquanto espaço de apresentação, estudo e reflexão sobre as práticas artísticas ligadas ao uso e à criação da imagem (e particularmente da fotografia) e valorizando a relação histórica que tem com os Encontros de Fotografia, o Centro de Artes Visuais de Coimbra pretende com este ciclo “recriar um espírito de liberdade, promovendo o cruzamento entre as várias áreas disciplinares, dedicando especial atenção aos artistas cuja prática se afirma numa relação decorrente das questões da imagem mas cuja actividade se localiza num território de fronteira, com manifestações formais e conceptuais que vão para além das tipologias disciplinares (fotografia, vídeo, escultura, pintura, performance, etc)”.

PUBLICIDADE

publicidade

No ciclo do CAV estão presentes as “particularidades, as idiossincrasias e as mitologias individuais, num conjunto de exposições dedicadas a artistas nacionais e internacionais cuja prática se tem mostrado definidora de uma relação extraordinariamente idiossincrática tanto com a fruição da imagem quanto com a sua produção: VON CALHAU!GAZ GIZ & ZIG ZAGDIANA POLICARPOSolar Watch.

O ciclo de exposições “Museu das Obsessões” integra oito exposições no ano de 2020, subordinadas ao tema do Espectro e oito exposições no ano de 2021, subordinadas ao tema da Vertigem, que segundo o CAV são “temas comuns à história da imagem, à história da produção fotográfica, ao pensamento imagético e ao próprio acto criativo.”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE