Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Ciclo dos palitos apresentado a idosos

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 05-02-2016

No âmbito do projeto “Memórias de Penacova”, iniciativa que tem como objetivo recolher, preservar e divulgar o património cultural, material e imaterial do concelho de Penacova está patente na Biblioteca Municipal de Penacova uma exposição sobre o “Ciclo dos Palitos” , que tem o apoio do Grupo Etnográfico de Lorvão.

PUBLICIDADE

palitos

Os idosos de várias IPPS do Concelho visitaram esta exposição, reavivando as suas memórias. Nesta exposição são visíveis as várias fases da manufatura dos palitos. Os rolos de salgueiro são descascados e depois seco no forno de cozer a broa. Depois o pau é rachado e com a habilidade e experiência  de muitos anos transformado em palitos, com uma navalha, que trabalha sobre uma coira de pele, que se coloca em cima do joelho. Pronto o palito era vendido/ trocado nas mercearias por géneros alimentares. Depois era  embalado e comercializado no país e no estrangeiro.

PUBLICIDADE

publicidade

Conjuntamente como ciclo dos palitos estão patentes alguns trajes típicos de Lorvão, nomeadamente a recoveira, o azemel, trajes dos devotos do Sr. dos Passos, entre outros.

Esta exposição encontra-se patente ao público até 29 de fevereiro, de 2ª a 6ª feira entre as 09H00 e as 20H00 e, ao sábado, das 09H00 às 13H00 na sala Dr. Nelson Correia Borges, na Biblioteca Municipal de Penacova.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com