Vamos

Ciclo de Música Medieval de Leiria sobe ao Castelo em 2024

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 22-12-2023

O castelo de Leiria vai receber, em 2024, o Ciclo de Música Medieval de Leiria (CMML), com seis concertos precedidos de workshops, sob o mote “uma janela para a cultura medieval Ibérica”, em dias importantes do calendário solar, religioso e pagão.

PUBLICIDADE

O primeiro workshop e concerto do CMML decorrem a 6 de janeiro, Dia de Reis, às 15:00h e às 16:00h.

O Ciclo de Música Medieval de Leiria é uma viagem de TWB Ensemble (The Wandering Bard) pelo mundo da música medieval ibérica.

PUBLICIDADE

Ao longo destes concertos, o público é convidado a escutar melodias, ritmos e histórias que poderiam ter sido ouvidas na era medieval em Leiria, no castelo e no seu local de culto, a Igreja da Pena.

Neste ciclo, será explorada a origem e significado das Cantigas de Santa Maria de Alfonso X, o Sábio, e descoberto o legado musical de D. Dinis, o nosso rei trovador. Serão ainda ouvidas as Cantigas de Amigo do jogral medieval Martin Codax, e obras do célebre Livro Vermelho de Montserrat.

PUBLICIDADE

publicidade

Organizado e promovido pelo Castelo de Leiria – Município de Leiria, a produção do CMML está a cargo de CordaSonora, com direção artística de Ricardo Alves Pereira, músico investigador, contador de histórias e compositor de Leiria, e de Esin Yardimli Alves Pereira, multi-instrumentista, escritora e música dedicada a várias plataformas de produção artística.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE