Vamos

Ciclo de Música de Câmara Caminhos Conjuntos regressa a Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-06-2022

Caminhos Conjuntos oferece 6 espetáculos  gratuitos entre a música e a poesia nos espaços mais emblemáticos da cidade, num diálogo  inacabado entre o património regional e a inovação artística. A programação enfatiza a música  de câmara, que historicamente é interpretada por um pequeno grupo de músicos num ambiente  mais íntimo. Os grupos de câmara deste ciclo representam a elite da nova geração de música de  câmara portuguesa, consagrados internacionalmente neste início das suas carreiras  profissionais. 

PUBLICIDADE

O destaque deste passa pela sua correlação com a poesia. O prestigiado declamador  Aurelino Costa encarrega-se de exibir um repertório de autores com ligação à cidade de  Coimbra, tais como Miguel Torga, Manuel Alegre, Zeca Afonso, João de Deus, entre outros.

Esta edição conta também com uma vertente pedagógica: ciclo de duas palestras sobre música  de câmara “Keys to unlock your Chamber Music Potential: Online Sessions”. As palestras são  online, gratuitas e abertas ao público geral. Contam com a visão de um músico internacional  prestigiado com uma vasta carreira artística profissional e uma promotora influente no ramo da  música e entretenimento. 

PUBLICIDADE

O evento é organizado pela Associação À Corda, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.  Todos os eventos têm entrada livre, sujeitos à reserva de bilhete. Encontre informação sobre as  reservas na plataforma Eventbrite ou nas redes sociais da Associação À Corda. 

A Associação Momentos À Corda, entidade promotora desta iniciativa, é associação de cariz  cultural sem fins lucrativos que se encontra sediada na freguesia de Santo António dos Olivais.  Com menos de um ano desde a sua constituição, já promoveu eventos de valorização cultural,  artística e pedagógica para o município, como é o caso d’ “Festival À Corda: Cello Sessions”,  decorrido no passado mês de setembro.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Concertos: 

Dia 9 de junho – 21h – Museu Nacional Machado de Castro 

Quartz Quintet com Zeca Afonso: quarteto de cordas com acordeão tocam repertório erudito contemporâneo com a lírica de Zeca Afonso 

Dia 10 de junho – 19h – Conímbriga Hotel do Paço 

Duo Arsis com Miguel Torga: duo de guitarras toca repertório virtuosístico com a poesia de  Miguel Torga 

Dia 10 de junho – 21h – Conservatório de Música de Coimbra 

Trio Dialecticae com João de Deus: trio de violino, violoncelo e piano interpreta repertório pós romântico com a herança literária de João de Deus 

Dia 11 de junho – 21h – Colégio da Trindade 

Quarteto Quirón com Manuel Alegre: quarteto de cordas toca repertório erudito e virtuoso com  poemas de Manuel Alegre 

Dia 12 de junho – 15h – Igreja de Santa Cruz 

Atlantis Quintet com Antero de Quental: quinteto de sopros com repertório majestoso e o  legado de Antero de Quental 

Dia 12 de junho – 21h – Salão Brazil 

Repercussion Trio com Manuel da Silva Gaio: trio de percussão traz um concerto inovador de  interação com a luz, interligando o seu espectáculo a Manuel da Silva Gaio 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE