Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Ciclo de Concertos de Coimbra regressa com muitas novidades

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 05-04-2022

O Ciclo de Concertos de Coimbra regressa para a sua VII edição sob o mote «A cidade, a música e o tempo». Estas três dimensões entrelaçam-se em toda a programação do evento que propõe um roteiro, de 5 a 8 de Maio, pelos vários espaços da cidade recentemente elevada a Património Mundial da UNESCO.

PUBLICIDADE

Os locais mais emblemáticos de Coimbra irão acolher uma viagem, com várias paragens, pela cultura musical ocidental que nos une. O itinerário iniciar-se-á em territórios transcaucasianos e terminará no Novo Mundo com oito concertos, dos quais cinco são gratuitos; da sensibilidade inspiradora da 4.ª Sinfonia de Tchaikovsky, até à reinterpretação dos cânones e ensinamentos clássicos da Rhapsody in Blue, de George Gershwin. Pelo meio, entre outras surpresas, estão marcados encontros com a virtuosismo de Rachmaninoff, com o tradicionalismo de Schubert e com a sonoridade do violoncelista Pavel Gomziakov, que tocará num instrumento de 1703, que pertenceu ao compositor Bernhard Romberg.

“A VII edição do Ciclo de Concertos de Coimbra afigura-se-nos como uma das melhores oportunidades para celebrar Coimbra naquela que é considerada a primeira de todas as artes – a música. E, ao conjugarmos essa mesma arte intemporal com os locais de memória da cidade, estamos a dar-lhes vida, evocando em simultâneo o seu passado, presente e futuro,” salienta o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.

PUBLICIDADE

publicidade

Tiago Nunes, diretor artístico do Ciclo destaca ainda “o carater internacional do evento com a presença dos pianistas Gülsin Onay, da Turquia, Zoran Imsirovic, da Jugoslávia e Leonardo Hilsdorf, do Brasil e ainda o Maestro Ceciliu Isfan, da Roménia. Teremos três grandes orquestras em palco e vai ser interpretado o segundo concerto de piano de Rachmaninoff, um dos concertos para piano e orquestra mais famosos da história da música.”

O Ciclo de Concertos de Coimbra irá contar, para além dos concertos e recitais, com programação específica nas escolas assumida pela Orquestra de Sopros de Coimbra (OSC). “Como no ano passado, os nossos grupos cooperantes farão um périplo por quatro Agrupamentos de Escolas da zona centro, criando momentos musicais abertos ao diálogo e à interação com o público, o Trio de Jazz interpretará alguns standarts; o Grupo Iterum, fará uma abordagem ao repertório da guitarra portuguesa; o Quintvs Quinteto destaca obras do seu repertório clássico; e o Sax & Companhia interpretará temas alusivos à Revolução de Abril” acrescenta João Calha da direção da OSC.

PUBLICIDADE

O Fórum Saber Ouvir, que se realiza no Museu Nacional Machado de Castro nos dias 27, 28 e 29 de abril com três tertúlias que constituirão uma espécie de mote para os vários concertos que integram o programa musical com convidados ligados às artes conimbricenses. Como de costume, haverá lugar na programação para dar palco aos talentos emergentes de Portugal e para dar destaque aos históricos compositores portugueses. 

O evento é co-organizado pela Associação Culturxis e Orquestra de Sopros de Coimbra com o Alto Patrocínio do Presidente da República e financiado pela Dgartes e Câmara Municipal de Coimbra. Toda a informação sobre a programação e bilheteira pode ser consultada no site, redes sociais e ticketline.

O VII Ciclo de Concertos de Coimbra será, assim, uma oportunidade de as famílias poderem desfrutar de uma cidade em flor, que se renova e reencontra culturalmente, ano após ano, por altura da primavera

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com