Portugal

Chuva a caminho!

Notícias de Coimbra | 5 minutos atrás em 28-11-2025

Os dias de céu limpo e temperaturas simpáticas em Portugal continental têm as horas contadas. Este sábado, 29 de novembro, uma frente fria atlântica vai pôr fim ao ambiente anticiclónico e trazer chuva a várias regiões do país.

Esta sexta-feira, 28 de novembro, vamos ter céu limpo ou pouco nublado, nevoeiro matinal no interior Norte e Centro, e até alguma geada nas zonas mais frias. No Minho, não se descarta um ligeiro chuvisco ao final do dia.

PUBLICIDADE

publicidade

Mas a mudança chega rapidamente. Nas primeiras horas de sábado, o céu começa a ficar mais carregado e o vento roda para Oeste. A partir das 06:00/07:00, a frente fria deverá entrar pelo Minho, trazendo os primeiros períodos de chuva. Durante a manhã, a precipitação tende a surgir de forma intermitente noutros pontos do Norte e Centro, avança o Meteored.

PUBLICIDADE

À tarde, a chuva ganha intensidade, sobretudo nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, avançando depois para sul e leste.

Os distritos a norte do sistema Montejunto-Estrela — de Viana do Castelo a Leiria — devem ser os mais afetados, embora algumas regiões mais a sul, como Lisboa, Santarém, Setúbal ou Portalegre, também possam registar aguaceiros dispersos.

No domingo, 30, a frente já estará a dissipar-se, mas ainda deverá deixar alguns aguaceiros fracos e isolados entre a meia-noite e o meio da manhã, desta vez mais prováveis no Centro e Sul, incluindo Alentejo e Algarve.

Ao longo do resto do dia, o céu manter-se-á muito nublado, mas a probabilidade de chuva diminui bastante. O vento volta a soprar do quadrante norte.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE