Coimbra

CHUC promove diversas actividades no âmbito de “Coimbra, novembro mês da Diabetes”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 30-10-2019

O Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a Associação de Apoio ao Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo dos HUC, e o Grupo do Programa Nacional para a Diabetes do CHUC – PND-CHUC –  através dos seus membros, associam-se às já habituais comemorações “Coimbra-Novembro Mês da Diabetes”, cujo Dia Mundial se celebra a 14 de Novembro. 

PUBLICIDADE

Todos os anos, a Federação Internacional da Diabetes (Internacional Diabetes Federation – IDF,) escolhe um tema para alertar para as problemáticas e necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. Para 2018 – 2019 o tema é «A Família e a Diabetes».

A diabetes é uma doença crónica e progressiva, associada a elevados custos sociais e dos sistemas de saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

Em Portugal estima-se que a diabetes afecte 13,3% da população com idades entre os 20-79 anos, das quais, 44% desconhecem ter a doença. Todos os dias são diagnosticados cerca de 200 novos doentes com diabetes, em Portugal.

Com a dedicação do mês de novembro, em Coimbra, à diabetes, pretende-se  aumentar a consciencialização sobre o impacto que a diabetes tem na família e na rede de apoio das pessoas com diabetes, bem como apostar na promoção do importante  papel da família na gestão, cuidados, prevenção e educação na diabetes.  

PUBLICIDADE

Durante o mês de novembro, o CHUC promove diversas actividades dirigidas a públicos muito diversificados, com o intuito de alertar a comunidade em geral para esta tão relevante e actual temática.

Destaca-se a exposição que ficará patente no átrio do pólo HUC-CHUC, a partir de 4 de novembro e até ao final do mês, sobre o tema “A Família e a Diabetes”;  a colocação de 14 Mupis pela cidade de Coimbra e faixas alusivas ao mês da Diabetes na entrada principal exterior dos pólos HUC, HP e HG, de modo a sensibilizar os públicos para esta patologia e a distribuição de materiais educativos referentes à prevenção e cuidados melhorados em diabetes no “hall” dos pólos HP e HG;

No dia 9 de novembro , a equipa de futebol da AAC-OAF  e 11 crianças/jovens diabéticos irão entrar em campo no início do jogo Académica/Farense, vestindo as T-shirts comemorativas do Dia Mundial da Diabetes; 

Para o dia 16 de Novembro está prevista a realização de um Encontro/Festa com o tema “Unidos pela Bomba” no espaço do Auditório do Hospital Pediátrico, entre as 14h30 e as 17h00.

Neste encontro, um adulto, um jovem adulto, e um adolescente portador de dispositivo de PSCI (Dispositivos de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina) partilharão os seus testemunhos, assim como os pais de uma criança igualmente portadora desse dispositivo.

Integram ainda este evento a Associação Diabetes Todo-o-Terreno (DTT) e a Associação de Diabéticos da Zona Centro (ADZC) que nota das actividades por eles desenvolvidas, ao longo deste último ano, na comunidade.

No final do encontro “Unidos pela Bomba”, haverá um momento de animação (música e dança) com a participação de jovens diabéticos, e de profissionais de saúde do Hospital Pediátrico e do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo dos HUC, envolvidos no tratamento desta patologia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE