Saúde

CHUC integra projeto europeu que visa implementar solução inovadora para doentes com AVC após a alta hospitalar

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 04-01-2023

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) integra o projecto HARMONICS, financiado pela União Europeia, e que iniciará a sua execução durante o mês de janeiro 2023. Registe-se que o CHUC é o único hospital nacional a integrar este projeto, a par do Hospital Vall d’Hebron, em Barcelona.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto europeu HARMONICS é a primeira iniciativa de cuidados de saúde integrados baseados em valor do European Institute of Technology – Health (EIT-Health) da União Europeia. Esta aposta inovadora de cuidados de saúde focados na pessoa baseia-se na implementação de uma solução digital focada no acompanhamento pós-hospitalar de doentes com acidente vascular cerebral (AVC), envolvendo todos os níveis de cuidados de saúde em duas regiões europeias, Coimbra e Catalunha. Ao permitir a medição dos resultados em saúde relevantes para os doentes, este projeto permite um redesenho da oferta de cuidados de acordo com as necessidades e experiência dos doentes e das suas famílias. Adicionalmente permitirá ao Serviço Nacional de Saúde desenvolver modalidades de recompensa de acordo com os resultados em saúde alcançados para cada doente.

PUBLICIDADE

Estão incorporados neste projecto, para o qual o CHUC conta com um orçamento de aproximadamente 150.000€, vários Serviços: o Serviço de Neurologia, o Serviço de Medicina Física e Reabilitação, de Psiquiatria, o Serviço Social e a Unidade de Inovação e Desenvolvimento.

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e os Cuidados de Saúde Primários da Região Centro, também integram este projeto.
João Sargento Freitas, Coordenador do Projeto no CHUC, lembra que “o AVC é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo e está associado a elevados custos de saúde. O projecto HARMONICS representa um novo paradigma e uma solução inovadora no acompanhamento e gestão dos cuidados de saúde ao doente após AVC, isto é, promove a integração, harmonização e optimização do acompanhamento do doente após a alta hospitalar, envolvendo e aproximando o doente/familiares e cuidadores com todos os elementos prestadores de cuidados de saúde.”

João Sargento Freitas prossegue dando nota que “esperamos que este projeto possa contribuir para aumentar a qualidade de vida dos doentes com AVC e a eficiência dos sistemas de saúde. O sucesso do projeto permitirá depois replicá-lo por outros hospitais da União Europeia por forma a aumentar também a qualidade de vida dos pacientes com AVC em toda a Europa.”

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE