Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

CHUC

CHUC inicia tratamentos de Radioterapia com novo acelerador linear

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-08-2021

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) iniciou hoje as sessões de tratamento com o primeiro de dois novos aceleradores lineares adquiridos para o Serviço de Radioterapia.

PUBLICIDADE

Num investimento total de cerca de sete milhões de euros nos dois equipamentos, o CHUC dá continuidade ao projeto de remodelação e modernização do Serviço de Radioterapia, permitindo, com estes dois novos aceleradores, o acesso a tratamentos através das técnicas atualmente recomendadas, nomeadamente imagem guiada (IGRT), intensidade modulada (IMRT), arcoterapia com intensidade modulada (VMAT) e técnicas de sincronização com base no ciclo respiratório do doente, potenciando a capacidade destes tratamentos com uma diminuição dos seus efeitos secundários para o utente.

Com este investimento, o Serviço de Radioterapia do CHUC vê solidificado o seu posicionamento na prestação de cuidados de radioterapia da região centro, reforçando a capacidade assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O Serviço de Radioterapia do CHUC trata diariamente cerca de uma centena de doentes, provenientes de toda a região centro, sendo assim responsável pelo tratamento de quase metade dos doentes oncológicos sujeitos a radioterapia nesta região.

Fruto da maior sensibilidade da população para a doença oncológica e da melhoria gradual das estratégias de diagnóstico e tratamento, o número de doentes oncológicos tratados no CHUC tem vindo a aumentar ao longo dos anos.

 

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com