Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

CHUC inaugura circuito de manutenção “ActivaMente”

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 05-10-2022

O Dia Mundial de Saúde Mental comemora-se no próximo dia 10 de outubro, sob o mote,  “Tornar a Saúde Mental e o Bem-Estar para todos uma prioridade global”. 

PUBLICIDADE

O Centro de Responsabilidade Integrada de Psiquiatria (CRIP) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) integra, no seu Plano de Acção,  as condições para incorporar o exercício físico na sua prática reabilitativa e de promoção de saúde mental, contribuindo, desta forma, para concretizar o lema do Dia da Saúde Mental 2022.

“É do conhecimento geral que a prática de atividade física em Portugal fica muito aquém do recomendado pela OMS (WHO 2020), cenário que se torna ainda mais evidente quando nos reportamos a pessoas com problemas de saúde mental, pois sabemos que a prática de atividade física tem inúmeras vantagens para a saúde física e mental, podendo traduzir-se em anos de vida e de bem-estar.  Está igualmente associada à prevenção e até à melhoria em inúmeras patologias, revestindo-se de essencial importância quanto à auto-estima e à socialização”, refere o CHUC.  

PUBLICIDADE

publicidade

O Centro Hospitalar acrescenta que, no que concerne a esta população em especial, persiste o desconhecimento dos benefícios da atividade física para a sua recuperação e, para diminuir os efeitos secundários associados às medicações usadas. Na realidade, quer por variáveis individuais, socioculturais e até económicas e/ou ainda por fatores associados ao próprio problema psicopatológico, a prática de atividade física é muito diminuta, predominando estilos de vida sedentários, pouco estimulantes e de passividade”. 

Conscientes da realidade, o CRIP do CHUC vai inaugurar no Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de Outubro pelas 11:00, com a presença do Conselho de Administração do CHUC, o Circuito de Manutenção no Hospital Sobral Cid que poderá ser utilizado pelos utentes, profissionais e população em geral contribuindo, assim, para tornar realidade o lema deste ano. 

PUBLICIDADE

Para além desta iniciativa há um conjunto de outras atividades que desenvolvemos e que consideramos cruciais para a promoção do bem-estar, na redução do estigma, contribuindo para uma melhor Saúde Mental na nossa área de influência.  

As actividades para a celebração desta efeméride iniciam-se no dia 9 de outubro, com o “IV Mental Motorcycle Tour”, iniciativa aberta ao público em geral e que promove um passeio desde Coimbra até à cidade da Guarda e que contará com a participação de Carlos Santos, Presidente do Conselho de Administração do CHUC.

No dia 10 de outubro terá lugar a inauguração do circuito de manutenção “ActivaMente” com caminhada.  

No dia 11 de outubro, sessão de leitura musical  – clube de leitura e coro dos doentes, CANTAR É DESAFIO.

No dia 12 de outubro o seminário “Altas hospitalares, Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental e outras respostas Sociais”,  aberto a profissionais do sector.

No dia 13 de outubro terá lugar a inauguração de Parque Botânico Manuela Mendonça, espaço que contribuirá para proporcionar aos utentes e ao público em geral benefícios terapêuticos, para além da natural preservação do espaço e do património botânico existente no Hospital Sobral Cid-CHUC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com