Médicos

CHUC envia utentes em cuidados paliativos para Cantanhede

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-12-2020

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e o Hospital Arcebispo João Crisóstomo – Cantanhede (HAJC) vão assinar  um Protocolo de Articulação em Cuidados Paliativos.

PUBLICIDADE

Este protocolo pretende estabelecer os termos em que decorrerá a colaboração entre o HAJC e o CHUC, ao nível dos cuidados paliativos de adultos, informa o hospital de Coimbra em comunicado enviado a NDC.

PUBLICIDADE

O CHUC não dispõe ainda de uma Unidade de Cuidados Paliativos (UCP) para adultos, promovendo a referenciação dos utentes com necessidade de internamento em UCP para o HAJC, numa lógica de utilização eficiente dos recursos públicos.

A articulação entre os dois hospitais, materializada através deste protocolo, é um passo importante na construção de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) em rede e que é estimulado pela tutela, nomeadamente pela Administração Regional do Centro (ARSC) e o Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

O HAJC prestará este serviço através da sua Unidade de Cuidados Paliativos, com uma lotação de 18 camas, com a necessária e permanente articulação entre as equipas das duas instituições e a partilha de informação clínica.

O protocolo vai ser assinado pelo presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos, e pela presidente do Conselho Diretivo do HAJC, Diana Breda. Estará também presente neste evento, a Presidente da ARSC, Rosa Reis Marques. 

O período de vigência deste protocolo inicia-se a 1 de janeiro de 2021 e termina a 31 de dezembro de 2021, podendo o mesmo ser renovado por períodos sucessivos de um ano, mediante acordo expresso entre as partes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE