Saúde

CHUC e Cadeia da Esperança Portugal realizam missão cirúrgica em Moçambique

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 12-12-2022

Uma equipa médico-cirúrgica do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) viajou no passado dia 30 de novembro para Maputo, Moçambique, onde realizou mais uma missão cirúrgica humanitária no Instituto do Coração (ICOR), destinada a operar doentes de coração.

PUBLICIDADE

Durante uma semana, foram realizadas no ICOR de Maputo 17 intervenções em 16 doentes, todas com êxito. Foram operadas maioritariamente doenças cardíacas reumáticas, uma patologia hoje rara nos países desenvolvidos do Hemisfério Norte, mas ainda muito comum, mesmo endémica, nas nações em desenvolvimento do Hemisfério Sul.

Esta foi a vigésima missão anual da equipa do CHUC desde que o ICOR foi criado, em 2001. No total das missões da equipa portuguesa, foram operados mais de 350 doentes, com um grau de sucesso comparável ao do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do CHUC.

PUBLICIDADE

Hoje, o núcleo da atividade do Instituto do Coração continua a ser o doente cardíaco, mas o Instituto cobre também todas as áreas mais importantes da assistência médica, com um atendimento anual de mais de 78 mil doentes, efetuado por mais de 550 trabalhadores, incluindo uma equipa local que faz cirurgia cardíaca de forma autónoma e que participou ativamente nos trabalhos do grupo da missão.

Esta missão foi organizada pela Cadeia da Esperança Portugal que assumiu parte dos custos operacionais. Teve o apoio do Conselho de Administração do CHUC, que autorizou a viagem em comissão de serviço e forneceu os medicamentos utilizados durante a missão; da Visabeira, que ofereceu a estadia aos membros da equipa da missão na sua unidade hoteleira de Maputo; e da TAP, que ofereceu as viagens de dois elementos da equipa. A missão foi coordenada pelo atual presidente da Cadeia da Esperança Portugal, Prof. Doutor Manuel Antunes.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE