CHUC

CHUC debate política de Inovação e Internacionalização na Saúde

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 25-11-2013

O “Fórum Inovação e Internacionalização em Saúde”, organizado pelo Núcleo de Internacionalização do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a 3 de Dezembro, pretende incentivar o diálogo sobre a criação de uma política nacional de inovação e internacionalização no setor da Saúde.

PUBLICIDADE

O encontro tem lugar no Auditório do Hospital Pediátrico do CHUC, a partir das 09h30, e reúne inúmeros especialistas nacionais e internacionais, com destaque para a mesa redonda com o tema “A inovação e a internacionalização em saúde – um desígnio para Portugal”, com início marcado para as 14h00. Antes desta intervenção, e a fechar o painel da manhã, o diretor-geral da Saúde, Francisco George, preside a conferência intitulada “Novas formas de cooperação na saúde”.

Em cima da mesa vão também ser discutidos temas como o “Mercado Global de Saúde”, a “Internacionalização e a competitividade do Sistema Nacional de Saúde Português – inovação, qualidade e sustentabilidade”, “Coimbra, uma marca com robustez” e, porúltimo, em jeito de conclusão do evento serão debatidas questões sobre as “Parcerias para um projeto global”. Ao todo, são seis as conferências apelidadas pela organização com nomes de navegadores portugueses.

PUBLICIDADE

“Com este programa pretende-se diversificar as fontes de financiamento alternativas ao Orçamento de Estado, facilitar o acesso dos nossos doentes a terapêuticas inovadoras, potenciar a valorização científica e curricular dos nossos profissionais e promover uma cultura de excelência no ensino, na investigação e na prestação de cuidados”, explica o Presidente do Conselho de Administração, José Martins Nunes.

De salientar que o CHUC tem investido em quatro grandes áreas de internacionalização que definem a sua liderança e posicionamento estratégico: a prestação de cuidados médicos de excelência, investigação e ensaios clínicos, formação biomédica avançada e consultoria técnica e científica. “Queremos contribuir para um SNS sustentável e de excelência, que se afirme como uma referência internacional”, refere o presidente da comissão organizadora do evento, esclarecendo que a iniciativa vem “criar e reforçar progressivamente uma rede de intercâmbio de experiências e competências em saúde, particularmente com os profissionais e instituições com as quais temos laços históricos e afetivos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante o evento será ainda formalizada a assinatura do protocolo entre o CHUC e a Accenture Angola.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE