Coimbra

CHUC confecciona os seus próprios artigos de protecção individual

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-03-2020

Com o início dos casos de COVID-19, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), foi percetível a dificuldade de obter alguns dos componentes dos equipamentos de proteção individual, nomeadamente artigos de proteção da cabeça e da região cervical e ombros (cogula) e botas de proteção de cano alto.

PUBLICIDADE

imagem ilustrativa

Face a esta situação, um conjunto de profissionais desenvolveu soluções criativas e foi lançado o desafio de se colmatar internamente esta lacuna, com a confeção dos artigos em falta. Desafio que foi, de imediato e sem reservas, assumido por seis costureiras que trabalham na rouparia do CHUC (cinco do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) e uma do CHUC).

A trabalharem em exclusivo e desde então, nesta tarefa, foi possível, no passado dia 12 de março, produzir, no CHUC, a primeira cogula e as primeiras botas, em tecido, para proteção adequada dos profissionais de saúde que lidam diretamente com os doentes vítimas ou possíveis vítimas da COVID-19. E, desde então, produzir cerca de 450 botas e 700 cogulas. 

PUBLICIDADE

publicidade

Tratou-se de uma solução inovadora, perante um desafio que requeria determinação e prontidão, e o compromisso de quem não baixa os braços perante as adversidades, a incerteza e o desconhecido. E foi, exatamente, o que aconteceu, à semelhança do que se regista com a generalidade dos profissionais e equipas do CHUC.

h

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE