Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

CHUC

CHUC com sala híbrida no Serviço de Cirurgia Cardiotorácica

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 01-10-2020

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra tem em funcionamento uma sala híbrida localizada no Serviço de Cirurgia Cardiotorácica, desde há sensivelmente duas semanas.  

PUBLICIDADE

Trata-se de uma sala com equipamento que vai fundamentalmente servir para efetuar a realização de procedimentos híbridos cardiovasculares e torácicos, que envolvam as especialidades de Cirurgia Cardiotorácica, Cardiologia e Cirurgia Vascular. Por exemplo, doentes submetidos a cirurgia valvular e que concomitantemente tenham doença coronária ou carotídea, poderão ser tratados às diversas patologias sem que haja necessidade de o doente sair da Sala Híbrida.  

A vertente da intervenção estrutural cardíaca é uma área de desenvolvimento enorme, em que se prevê que num futuro próximo, seja cada vez mais necessário um trabalho de proximidade entre cirurgiões cardíacos, cirurgiões vasculares e cardiologistas de intervenção. Exemplos disso serão as técnicas emergentes de intervenção valvular transcatéter que possibilitam uma abordagem cirúrgica minimamente invasiva. 

Outra vertente igualmente importante será a vertente imagiológica, já que pela primeira vez em Portugal haverá uma Sala Operatória Híbrida com AngioTAC incorporado. Assim,  temos na mesma sala com ambiente cirúrgico, um angiógrafo e uma angioTAC, para a preparação mais adequada das intervenções vasculares ou cardíacas mais complexas. 

A implantação de biopróteses aórticas transcatéter (TAVI) que se efetua no CHUC desde o início deste ano de 2020, será efetuada, a partir de agora, num ambiente mais protegido e com vantagens logísticas inequívocas.

PUBLICIDADE

Esta nova tecnologia possibilita planear, orientar e avaliar procedimentos cada vez mais sofisticados e com maior precisão. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com