Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

CHUC assinala Dia Nacional do Doente com AVC com caminhada comemorativa

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 31-03-2023

O Serviço de Neurologia/Unidade de AVC do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC, que se celebra anualmente a 31 de março, com uma caminhada, a 2 de abril, com o propósito de alertar a população para o acidente vascular cerebral (AVC) enquanto doença prevenível e tratável. A caminhada tem um percurso que se estende por 9km e um grau de dificuldade 2, é aberta à população em geral, gratuita, com ponto de encontro nos Hospitais da Universidade de Coimbra (piso 1), pelas 9:15.

PUBLICIDADE

Em todo o mundo estima-se que, por ano, 15 milhões sofrem um AVC e, desses, seis milhões não sobrevivem. Na Europa Ocidental, Portugal é o país com a mais elevada taxa de mortalidade, sobretudo na população com menos de 65 anos, de acordo com dados da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral.

Recorde-se que o programa Via Verde do AVC na Região Centro é coordenado pelo CHUC que agrega mais sete hospitais da região Centro. O CHUC é também o único hospital nacional a integrar o projeto europeu HARMONICS, que visa a implementação de uma solução digital inovadora focada no acompanhamento e gestão dos cuidados de saúde ao doente com AVC após a alta hospitalar, envolvendo todos os níveis de cuidados de saúde em duas regiões europeias, Coimbra e Catalunha.

O projeto HARMONICS teve início em janeiro de 2023 e pretende contribuir para o aumento de qualidade de vida do doente com AVC e de eficiência dos sistemas de saúde. No CHUC incorpora os serviços de Neurologia, Medicina Física e Reabilitação, Psiquiatria, Serviço Social e Unidade de Inovação e Desenvolvimento.

Quanto aos conselhos para a caminhada, recomenda-se “o uso de roupa adequada às condições meteorológicas, calçado confortável para caminhada e o necessário suprimento alimentar / água, para o período da manhã. Importa também referir que não há seguro de grupo, pelo que cada participante caminha por sua conta e risco. Cada participante deve conhecer o seu estado de saúde e as suas reais condições de participação e assumir todos os riscos
associados ao decorrer do evento.”

O ponto de encontro é na saída dos HUC, rumando em direção a Celas, Jardim Botânico, Arco da Traição, descida pela Mata do Botânico, Parque Verde com travessia da ponte pedonal, Guarda Inglesa pela marginal, ponte açude até ao Largo da Portagem. O regresso será pela Rua Ferreira Borges, Arco de Almedina, Praça da República, Jardim da Sereia, HUC e almoço pelas 13:15.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com